-Publi-A-

Coletivo Ártrua retrata a feminização da arte em mural em Parintins

Gilson Almeida | 24 Horas
[email protected]

O Coletivo de Artistas Estudantes (Ártrua) concluiu nesta terça-feira, 06, o mural artístico denominado “Feminização da Arte”. A obra foi criada no muro da rádio Alvorada sob orientação do artista e professor Miguel Carneiro com a participação de 18 estudantes.

De acordo com Miguel, a pintura do mural feito pelo coletivo é um sonho idealizado há cinco anos e no feito tratou sobre a pintura de Michelangelo Buonarotti “A criação de Adão”, que trazendo para a feminilidade se tornou “A criação de Eva”. “Nós transformamos ‘A criação de Adão’ na ‘Criação de Eva’, o Deus mulher criando Eva. Dessa criação surge a própria arte nas várias linguagens que existe em Parintins através de alguns artistas que vão representar essa arte, como linguagem da pintura, das artes visuais, do desenho, da representação da arte africana e também da poética e da poesia através do Jousefe Oliveira que nos emprestou algumas palavras dele para a criação desse mural”, explicou Miguel.

Para a pintura de Eva no mural, a membra do coletivo, a aluna Swany Vitória, de 17 anos, foi quem se disponibilizou para ser a modelo. “Eu participo do grupo desde de 2017 e me sinto muito honrada em estar representando a Eva na versão feminina da obra de Michelangelo”, disse Swany.

Este foi um dos projetos contemplado pela Lei Aldir Blanc – Prêmio Feliciano Lana para projetos Artísticos, Culturais e de Economia Criativa.

você pode gostar também