Coletivo Parintins em Cores reúne artistas e prepara 6° Salão de Artes

Eldiney Alcântara | 24 Horas

[email protected]

Como meio de divulgar e comercializar a arte parintinense, o Coletivo de Artistas Parintins em Cores vai reunir mais de 40 artistas da cidade para o 6° Salão de Artes. O evento artístico vai colorir os espaços do Mercado Municipal, Centro de Parintins, com telas, esculturas, fotografias e artesanatos produzidos na Ilha Tupinambarana.

Segundo o coordenador e curador do 6°Salão de Artes, Josinaldo Matos, a exposição acontece de 18 de junho a 20 julho, numa parceria com a direção do Mercado Municipal. O Parintins em Cores ainda está cadastrando artistas que usarão o evento como vitrine para seus produtos.

“O Coletivo Parintins em Cores surgiu da necessidade que o artista visual parintinense encontra em expor seu trabalho. Nós não temos locais adequados aqui em Parintins pra expor o nosso trabalho. Então, nós nos reunimos e graças a Deus conseguimos há quatro anos fazer exposições”, disse Josinaldo Matos.

O setor artístico foi um dos mais afetados pela pandemia da Covid-19. A realização do 6°Salão de Artes funciona como uma tentativa de criar novos espaços para que a arte tenha visibilidade e, em especial, maior renda aos artistas. “Durante a pandemia, o Coletivo Parintins em Cores ajudou muitos artistas a vender seus trabalhos. Muitos artistas conseguiram negociar suas obras e isso foi muito gratificante, visto que o trabalho deles ficou escasso. O festival é o segundo ano que não vai acontecer, o próprio carnaval também e o mercado (exposição) foi uma das saídas que esse artista teve”, explicou Matos.

A exposição também vai acontecer on line as redes sociais. A ideia é levar o trabalho dos artistas parintinenses para o mundo e, assim, ampliar o público e a possibilidade do artista vender seu produto.

Fotos: Acervo Coletivo de Artistas Parintins em Cores

você pode gostar também