Com Caprichoso e Garantido, Boi Boiola realiza show em defesa da diversidade

Em uma noite colorida da cultura parintinense, o Boi Boi, bumbá LGBT de Parintins, realizou nesta quinta-feira, 20, a live “Espetáculo: diversidade cultural e irreverência na brincadeira de Boi-bumbá. O evento foi transmitido nas redes sociais direto da chácara Mundo Rosa, na área suburbana do Aninga.

A apresentação faz parte do projeto artístico do bumbá, beneficiado pela Lei Aldir Blanc de incentivo à cultura. Num cenário divertido, a agremiação apresentou itens oficiais, lenda, tribo indígena, alegorias e demais destaques de uma apresentação que sempre atrai um grande público, porém, devido a pandemia do novo coronavírus, teve que ser realizado através de live. Tudo com o toque irreverente e em luta pela igualdade de gênero.

A cunhã-poranga da nação rosa e branca, Suzy Sullivan, vestiu-se de cobra para sua apresentação sempre animada. Durante a evolução, ela caiu na piscina, mas saiu das águas e continuou sua apresentação como se nada tivesse acontecido. “O Boi Boiola é isso, é irreverência, é alegria, é feito de momentos divertidos pra deixar as pessoas felizes. Estou feliz em poder participar dessa festa e criar momentos marcantes como esse”, brincou a cunhã.

Com 12 anos de brincadeira no Boi Boiola, o apresentador, Frank Freitas, destacou o trabalho e a seriedade das pessoas envolvidas neste projeto. Ele homenageou o comunicador Enéas Gonçalves, grande incentivador da cultura. “Hoje o Boi Boiola levanta a bandeira da igualdade, do respeito, do não à intolerância”, ressaltou.

A festa encerrou com a presença das maiores referências culturais do Amazonas, os bumbás Caprichoso e Garantido. Os três bois hastearam juntos a bandeira colorida que representa a comunidade gay. O presidente do Boi Boiola, Tarcísio Gonzaga, agradeceu os presidente das agremiações folclóricas, Jender Lobato (Caprichoso) e Antônio Andrade (Garantido) pelo apoio dado.

“Os bois de Parintins, Caprichoso e Garantido, são nossas referências maiores. Eles são os donos da festa. Eles vindo aqui hoje no Curral do Boi Boiola, levantar essa bandeira, pra nós é uma grande vitória, porque mostra que os bois de Parintins também apoiam a diversidade cultural. Caprichoso e Garantido também transmitem a diversidade por muitas pessoas que torcem, por muitos artistas envolvidos. Então, o grupo LGBT está envolvido direta e indiretamente no Festival Folclórico de Parintins”, finalizou Tarcísio.

Participaram da festa os itens:

* Apresentadora: Frank Freitas
* Ama do Boy: Priscila do Boy Medeiros Santana Farias
* Cunhã-poranga: Suzy Sullivan
* Rainha do Folclore: Anne Maykelle
* Porta-Estandarte: Alanette Marialva Tapajós
* Sinhazinha: Shanaya das Valetinas Coimbra Cid
* Musa do Boi Boiola: Priscilla Mollinary
* Garota Grelhação: Myckaelly Bumbum Guloso

Foto: Pedro Coelho Fotografias

você pode gostar também