Com passeata pela cidade e muita emoção, Nova Olinda do Norte recebe abertura do Polo 10 dos JEAs

Com direito a passeata pela cidade com a pira olímpica, chegou a vez do município de Nova Olinda do Norte, distante 126 quilômetros de Manaus, receber a etapa classificatória dos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs). A abertura do Polo 10, que contou com a participação das cidades de Autazes, Careiro da Várzea, Careiro Castanho, Manaquiri e Nova Olinda do Norte, foi realizada nesta quarta-feira (15/05), no ginásio poliesportivo Dr. Galo Manoel.

O evento, organizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esportes e Lazer (Sejel), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), reuniu aproximadamente mil pessoas.

Feliz ao ver o empenho e dedicação de todas as delegações para chegar até Nova Olinda do Norte, o titular da Sejel, Caio André de Oliveira, parabenizou as delegações pela perseverança e comentou sobre a importância da superação a cada obstáculo.

“Sei que não foi fácil chegar até aqui, mas também sei da força de vontade que move todos os atletas, coordenadores e professores que aqui estão, e de como estão se esforçando para tudo isso valer a pena. Desejo que as melhores equipes vençam, mas que, principalmente, o espírito esportivo esteja presente em cada competição e que haja respeito em quadra entre os atletas, com os professores, com a arbitragem e demais participantes, para que tenhamos grandes jogos”, declarou.

O prefeito de Nova Olinda do Norte, Adenilson Reis, falou da importância dos Jogos Escolares para a cidade e destacou que, mesmo em meio aos compromissos com a zona rural do local, não poderia deixar de prestigiar a grande festa do esporte.

“Mais do que um evento esportivo, os JEAs é algo inexplicável não apenas para os atletas, mas para toda a população. Estava em viagem à zona rural, mas jamais poderia deixar de estar presente neste evento tão importante”, ressaltou ele, que também falou sobre representatividade.

“Cada um que está aqui é privilegiado, pois muitos não puderam se fazer presentes, já que inúmeras são as dificuldades. Que neste JEAs cada aluno possa fazer valer a bandeira que carrega no peito e dê valor à oportunidade que está sendo dada, pois tenho certeza de que seus municípios estão torcendo e com muito orgulho de todos que aqui estão”, completou o prefeito.

*Participação* – Como era esperado, Nova Olinda do Norte contou com a maior delegação, com 198 atletas; depois, foi a vez do Careiro Castanho mostrar sua força, com 150 atletas, seguido do município de Manaquiri, com 120 participantes. Autazes garantiu a participação de 100 atletas, enquanto o Careiro da Várzea contou com 70 atletas, sendo a menor delegação do Polo 10.

Aos 15 anos de idade, Aline Dias já está em seu segundo JEAs e avisou que sua equipe está pronta para vencer. Aluna da Escola Professor José Paula de Sá, ela vai disputar a modalidade vôlei de quadra. “Ano passado participei pelo handebol, mas este ano vou jogar vôlei. Eu me preparei muito, os treinos foram bastante puxados, mas meu time está preparado e vamos buscar a vitória. Estou jogando em casa, a torcida vai ser grande e tenho certeza que vamos dar o nosso melhor e daremos orgulho para Nova Olinda”, afirmou.

*Investimento* – Aceitar a missão de sediar um polo é algo muito importante, afirmou o prefeito Adenilson Reis. “Faço questão de incentivar o esporte em Nova Olinda, pois acredito na importância social que ele traz e sei que ele é uma ferramenta de transformação, pois contribui para o afastamento dos jovens do mundo das drogas, da delinquência e os conduz para caminhos do bem. Eventos como o JEAs deveriam ser bem mais frequentes, e estamos aqui para abraçar esta causa”, declarou ele.

“Mesmo com um gasto maior para a realização da competição, não vejo como algo negativo. Temos despesas, mas sei que teremos também grandes resultados, então tudo o que vier ou ficar de bom, será um investimento, e isso eu faço questão de proporcionar à população, um investimento de qualidade e que será um benefício coletivo”, completou o prefeito.

*Inclusão* – Participando também do JEAs estarão alunos especiais da Escola Estadual Professor José Paula de Sá. A coordenadora da Educação Especial Inclusiva, Raimunda Maria Souza, falou sobre o projeto de inclusão e como isso beneficia diretamente esses alunos-atletas.

“Nossa principal meta, além de incluir, é fazer isso de forma responsável. Assim, vemos a evolução de nossos alunos e também o agradecimento dos pais, que acompanham e crescem junto com os filhos. O esporte é algo interativo, e queremos mostrar que eles são capazes. Na escola temos 22 alunos com deficiências intelectuais, físicas, autistas, com Síndrome de Down, e ensinamos que com amor e dedicação, eles podem e vão fazer parte de tudo isso”, ressaltou.

*Jogos Escolares* – Os jogos começaram com força total. Após a abertura, seis partidas abrilhantaram o primeiro dia de competições. Destaque para o primeiro duelo do JEAs pelo Polo 10, entre as equipes de futsal infantil masculinas dos municípios de Manaquiri e Careiro Castanho. Depois de um jogo de bola entre os atletas, Manaquiri levou a melhor, vencendo por 1 a 0, com gol de Matheus. Confira os resultados da noite.

*Jogo 1* – Futsal Infantil Masculino – Manaquiri 1 x 0 Careiro Castanho

*Jogo 2* – Futsal Infantil Masculino – Nova Olinda do Norte 4 x 2 Autazes

*Jogo 3* – Handebol Juvenil Masculino – Careiro Castanho 12 x 3 Autazes

*Jogo 4* – Futsal Juvenil Masculino – Manaquiri 5 x 0 Careiro Castanho

*Jogo 5* – Handebol Juvenil Masculino – Nova Olinda do Norte 6 x 8 Manaquiri

*Jogo 6* – Futsal Juvenil Masculino – Nova Olinda do Norte 0 x 3 Autazes

você pode gostar também