Coordenador do DSEI/Parintins e deputado federal Sidney Leite reúnem-se com chefe da saúde indígena

O coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI/Parintins), José Augusto, se reuniu na quarta-feira (20), com o Secretário Especial de Saúde Indígena, Marco Antônio Toccolini, para tratar sobre a atuação da saúde indígena na área de abrangência do distrito em Parintins.

A reunião que teve a participação do deputado federal Sidney Leite (PSD-AM), discutiu assuntos como a municipalização da saúde indígena, onde o deputado se colocou contra. “Se depender de mim, essa municipalização proposta pelo Ministério da Saúde não vai passar na Câmara Federal”, defendeu Sidney.

Logo ao assumir no atual governo, o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, anunciou que o atual modelo da saúde indígena deverá ser revisto. Uma das propostas é a municipalização, isto é, deixar sob responsabilidade direta das Prefeituras o atendimento à população indígena.

José Augusto explica que atualmente existe um subsistema da saúde indígena que oferece atendimento diferenciado e que fica a cargo das Secretarias Especiais de Saúde Indígena (SESAI).

Para o coordenador essa participação do deputado Sidney Leite é de fundamental importância, para conhecer de perto como funciona a Saúde Indígena. “ Nós trabalhamos encima do que podemos e o Sidney conheceu as principais dificuldades que enfrentamos, além de poder dar algumas sugestões para o aprimoramento do serviço, por ser grande conhecedor da causa Indígena no Amazonas”, destacou o coordenador.

Texto: Cayo Dias
Foto: Divulgação

você pode gostar também