Covid-19: Variante Delta chega ao município de Parintins

Foto: Alfredo Fernandes/Agecom.

Na manhã desta quinta-feira (28) a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Parintins, através da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, informou que recebeu notificação da positividade da Variante Delta VOC em pacientes do município, conforme realização de Vigilância Genômica.

De acordo com a Semsa, dos 13 pacientes com resultado detectável para Variante Delta VOC, 03 são casos isolados, cujo contatos apresentaram resultado não detectável para a variante; 03 casos de uma mesma família do Centro; 03 casos de uma família do bairro Santa Clara; 04 casos de uma família da comunidade Vila Bentes. Todos foram vacinados.

Os casos apresentaram em comum sintomas gripais leves a brandos, realizaram teste rápido, com resultado detectável, no laboratório da Vigilância, laboratório do Hospital Jofre Cohen e em laboratório particular.

Após resultado detectável do teste rápido, foram direcionados para atendimento médico e notificados de isolamento domiciliar, e tiveram coletada amostra para RT-PCR dos casos e seus contatos sintomáticos e assintomáticos que tiveram contato direto (contatos intradomiciliar e de trabalho). Após resultado detectável do RT-PCR, o isolamento foi estendido para mais 07 dias. Com o cumprimento do isolamento foram liberados para suas atividades.

Todas as ações de monitoramento e isolamento foram tomadas a fim de evitar a disseminação. Os casos não apresentaram intercorrências como internação ou gravidade.

As amostras foram encaminhadas para a Vigilância Genômica e o município foi comunicado do resultado para a Variante Delta VOC.

você pode gostar também