-Publi-A-

Cultura Pop: artista cria bonecos inspirados em itens do Festival de Parintins

Eldiney Alcântara | 24 Horas

[email protected]

Ex-pajé do Caprichoso e agora exímio escultor, o artista parintinense, Netto Simões, criou uma linha pequenas esculturas de itens individuais do Festival Folclórico de Parintins aos moldes da Cultura Pop, mais precisamente, bonecos conhecidos como Pop, que são peças de colecionadores no mundo todo.

Netto esculpiu bonecos entre 9 e 13 centímetros de itens de boi como apresentador, cunhã-poranga, rainha do folclore e sinhazinha da fazenda. Eles foram feitos em massa de biscuit a tinta, arame, isopor, acrílico e resina. As obras, inspiradas nos bonecos pop com cabeças e olhos grandes, serão exibidas e comercializadas na loja do Boi Caprichoso, em Manaus, e brevemente em Parintins.

“Os bonecos colecionáveis, conhecidos como pop, são febre mundial. São inspirados em diversos personagens como de séries, filmes, desenhos animados. Eles são febre no momento no mundo inteiro pra colecionadores”, explica Netto Simões.

O artista conta que começou a fazer as esculturas em casa e logo os amigos começaram a fazer encomendas. O trabalho artesanal foi crescendo e, atualmente, ele recebe inúmeros pedidos. Os maiores trabalhos são de personagens de filmes e desenhos, mas, esse destaca a cultura do Boi-Bumbá. “Para mim foi uma grande satisfação poder executar esse trabalho e trazer a felicidade pras pessoas que queiram colecionar, levar o nome de Parintins, levar a nossa maior expressão cultural do Amazonas pro mundo inteiro. Poder colecionar e por na sua estante um pouco da nossa cultura, feito por um artesão parintinense que vivenciou e vive o festival de Parintins”, conta entusiasmado.

Segundo Netto, o trabalho de esculturas no biscuit ganhou maior força por conta da pandemia, uma vez que teve que ficar em casa, sem muitas atividades. Videos no YouTube e acompanhar o trabalho de outros artistas ajudaram a desenvolver o seu talento. Hoje em dia, o artista acumula uma grande lista de pedidos. Expor suas obras em uma loja na capital amazonense vai expandir ainda mais seu universo de trabalho e dar um novo passo em sua trajetória profissional.

você pode gostar também