Curso de Educação Física da Ufam trata hipertensos de Parintins com exercício físico

Gostaria de se exercitar? Essa é a chamada e a ‘grande novidade’ do projeto de pesquisa promovido pelo Curso de Educação Física da Universidade Federal do Amazonas, Campus Parintins. Os exercícios têm duração de 12 minutos e não precisam de muito esforço como, por exemplo, correr, nadar, caminhar, ou fazer musculação.

Com inscrições abertas para voluntários, o projeto de pesquisa da Ufam é destinado às pessoas maiores de 18 anos, hipertensos que fazem uso de medicação, não fumantes, não diabéticos, sem doenças do coração, sem Acidente Vascular Cerebral (AVC) e que não realizem atividades há 06 meses.

O projeto de pesquisa, supervisionado por profissionais capacitados com frequência de três vezes por semana, é coordenado pelo Professor Dr. Wagner Domingues. “Nós desenvolvemos um projeto de pesquisa com pacientes hipertensos. Nosso objetivo principal é promover a redução da pressão arterial com o exercício físico”, explica.

A idéia surgiu de um treinamento isométrico que reduz a pressão arterial e houve a identificação de que o Estado do Amazonas possui 19,2% de hipertensos. O professor diz que ainda tem os dados de Parintins. “Partimos desse princípio de que esse treinamento poderia auxiliar a comunidade parintinense na redução da pressão”, argumenta.

Mesmo sem estimativa, Wagner Domingues pode observar muitos hipertensos em Parintins. “Tendo em vista que, normalmente, com hipertenso se trata com medicação, o projeto é um tratamento alternativo, nesse caso, exercício físico, a fim de contribuir com a saúde pública da cidade e melhorar a questão da pressão arterial”, ressalta.

A avaliação e a prescrição de exercício físico supervisionado são gratuitos. Para mais informações, os interessados devem entrar em contato com o Colegiado de Educação Física da Ufam, na Estrada Parintins Macurany, bairro Jacareacanga, ou com o professor Wagner Domingues pelos telefones (92) 98453-7889 e 99242-8089.

você pode gostar também