Curso de Química da UEA produz álcool 70% para distribuir ao Hospital Jofre Cohen

Foto: Katiuscia Assis.

Gilson Almeida | 24 Horas
[email protected]

Parintins (AM) – Estudantes e professores do curso de Química do Centro de Estudos Superiores de Parintins (Cesp) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) estão diluindo álcool 96% para 70% para ser distribuído para o instituto e ao Hospital Jofre Cohen, referência no tratamento da Covid-19, em Parintins.

O projeto é coordenado pelo prof. Dr. Raniomar Fonseca e acompanhado pelo diretor do Cesp/UEA, Marceliano Oliveira.

Raniomar conta que a iniciativa se deu com uma ideia compartilhada entre a direção do Cesp/UEA e o colegiado do curso de Química, especificamente com o laboratório de produtos naturais e biotecnológico que está sendo implantado no instituto. “E nós entramos em contato com o curso de Engenharia, em Manaus, com a pessoa do prof. Dr. Sérgio onde ele fez uma doação de álcool concentrado”, disse o professor.

Para o acadêmico do curso de Química da UEA, Kedson Bruce, o projeto piloto é uma forma da universidade contribuir com a sociedade. Ele afirma ainda que os integrantes do projeto estão articulando a vinda de novos lotes maiores de álcool para serem diluídos. “É um mínimo que nós podemos fazer, nós estudamos em uma instituição pública. Então não é um favor, é uma devolução do que recebemos da comunidade”, relatou.

O diretor do Cesp/UEA, Marceliano Oliveira, informa que a diluição do álcool é feito no laboratório de Química da instituição e ele poderá ser usado para higienização pessoal e desinfecção de materiais.

você pode gostar também