-Publi-A-

Curta-Metragem balanceia emociona parintinenses em sessão especial na Ilha Tupinambarana

O filme foi exibido no Cine Clube Odinea Andrade, que fica dentro das instalações do Bumbódromo de Parintins

No último sábado (27), integrantes dos Bois Caprichoso e Garantido, comunidade e artistas de Parintins lotam o espaço do Cine Clube Odinea Andrade para assistir ao curta-metragem Balanceia, dos rondonienses Thiago Oliveira e Juraci Júnior.

O filme, que mostra o Festival Folclórico de Parintins pela visão de um turista e os encantos de uma viagem de barco, tocou os espectadores que estiveram em três sessões.

“Foi muito importante esse filme pra mim, me emocionei muito, porque eu faço parte desse filme. Estou emocionado até agora”, conta o parintinense Celso Garcia, com os olhos marejados.

Para Kildary Ferreira, dançarino parintinense, o filme tem um papel importante, por mostrar uma visão do festival que é diferente do que os moradores da ilha estão acostumados. “É interessante, porque é uma visão que, nós parintinenses, não temos do nosso festival, do quanto ele é importante pra quem vem conhecer. As cenas são tocantes, elas mexem com a nossa alma. Foi emocionante e lindo de se ver”, completa o artista.

A fotojornalista Nathalie Brasil, torcedora do Boi Caprichoso, se mostra agradecida por poder relembrar cenas da infância. “Minha família é parintinense e vivi desde criança, não só o festival, mas tudo que acontece nessas idas e vindas. Ver isso em filme é uma volta no tempo para quem cresceu vendo isso, e conhecimento para quem nem imagina que isso acontece”, conta.

Para Juraci Júnior, um dos diretores do filme, a sessão em Parintins superou as expectativas. Ele revela o quanto essa exibição foi importante para ele. “Logo que finalizamos o filme, nosso compromisso era exibir em Parintins, afinal, eles são os verdadeiros protagonistas dessa história. E ver a comunidade chegando, famílias inteiras juntas, me cumprimentando emocionadas após a sessão, é o prêmio que qualquer artista sonha, que é o reconhecimento sincero do público. Isso jamais irei esquecer”, conta o ator e publicitário.

A sessão em Parintins só foi possível graças ao apoio do Governo do Estado do Amazonas, a Secretaria de Estado de Cultura, aos Bois Garantido e Caprichoso, Portal de Notícias Parintins 24 Horas e Rede Calderaro de Comunicação, que integra a TV A Crítica, afiliada a Record TV no Amazonas, Rádio A Crítica FM e jornal A Crítica.

Balanceia será exibido no mês de março no Festival de Cinema de Palmácia, no Ceará, e no ECOCINE – Festival Internacional de Cinema Ambiental de São Sebastião, no litoral paulista.

Fonte: Folk Produções

Fotos: Carlos Alexandre e Folk Produções

você pode gostar também