Defensoria Pública age para normalizar energia em Parintins e Barreirinha

Foto: Marcondes Maciel.

Gilson Almeida | 24 Horas
[email protected]

Parintins (AM) – A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) encaminhou um ofício na manhã de quinta-feira, 9, para a concessionária Amazonas Energia em Parintins e em Barreirinha solicitando esclarecimentos em 48h sobre as constantes interrupções de energia nos municípios. Os ofícios são assinados pelos defensores públicos Gabriela Gonçalves e Luiz Gustavo Cardoso.

Nos documentos, os defensores públicos relatam que a população de Parintins e de Barreirinha vem relatando à Defensoria Pública um grande transtorno ocasionado pela frequente interrupção do serviço de energia nos dois municípios, reforçando-se que a situação estaria ocorrendo sem prévio aviso às comunidades e sem a oferta de quaisquer justificativas técnicas efetivas.

“Certamente, é de conhecimento desta empresa que o art. 6º, parágrafo 3º, da Lei nº 8.987/951, estabelece, de maneira muito objetiva, a necessidade de prévio aviso quando houver a demanda de interrupção de qualquer serviço para a população consumidora”, diz trecho dos ofícios.

Os defensores públicos destacam ainda o caráter essencial do fornecimento regular de energia, ao mesmo passo que a sua falta recorrente, por via de consequência, ocasiona sérios problemas à coletividade, a exemplo de eletrodomésticos danificados, prejuízos ao comércio e à própria saúde mental das pessoas em contexto de pandemia.

Respostas

Em nota, a empresa Amazonas Energia em Parintins informou que os desligamentos ocorridos na manhã de quinta-feira (09/07), no alimentador 06 e 03, no horário das 06h14 às 07h05, foi em decorrência de curto-circuito causado por cabo de alta tensão rompido no bairro de São Francisco, ocasionado pelo desgaste ocorrido pela linha de papagaio de papel na rede de alta tensão do alimentador 03 em paralelo com o alimentador 06 na Rua Tapajós.

“Diante do exposto, a Amazonas Energia informa que todas as providências foram tomadas, para o restabelecimento do sistema elétrico, com a maior brevidade possível. Em razão do ocorrido a Amazonas Energia lamenta os transtornos e informa, que para informações adicionais, em nossa agência, no horário comercial ou nos telefones (92) 3533-1514 ou 3533-1028”, diz nota.

O gerente da concessionária em Parintins, Paulo Franciné, e a gerente da concessionária em Barreirinha, Rosilene Silva, informaram que as empresas irão responder a Defensoria Pública conforme o controle que a Amazonas Energia tem através do departamento jurídico.

OfÃ_cio – Amazonas Energia – requisição de informações

OfÃ_cio – Amazonas Energia – requisição de informações em Parintins

você pode gostar também