-Publi-A-

Detran-AM abre inscrições para cursos em Parintins

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) abriu, nesta quinta-feira (01/07), inscrições para os cursos de especialização e atualização de mototaxista, atualização de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e atualização para agente da autoridade de trânsito em Parintins.

As inscrições vão até a próxima segunda-feira (05/07) e podem ser feitas das 8h às 14h, no Posto de Atendimento Descentralizado (PAD) do Detran em Parintins, que funciona dentro do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC). As vagas são limitadas.

As aulas acontecem entre os dias 6 e 10 de julho. Os cursos de especialização e atualização para mototaxista e o de atualização para agente da autoridade de trânsito acontecerão no Centro de Convivência do Idoso Pastor Lessa, na rua Vinte Quatro de Janeiro, bairro Itaúna 1.

Já o curso de atualização de renovação de CNH será ministrado na Escola Estadual Brandão de Amorim, na Avenida Amazonas, Centro.

Mototaxista
O curso de atualização é destinado aos mototaxistas que já fizeram o curso de especialização há mais de cinco anos. A inscrição custa R$ 6,55 e pode ser feita no PAD Detran Parintins, localizado na Avenida Jonatas Pedrosa, no Centro do município.

Já o curso de especialização de mototaxista é destinado àqueles motociclistas que desejam atuar como profissionais da área. O valor da taxa de inscrição é de R$ 51,45, e também pode ser feita no PAD do Detran.

O curso de especialização tem carga horária de 30 horas, sendo 25 de aulas teóricas e cinco práticas. Para a aula prática, é preciso ser aprovado na prova teórica. O curso de especialização aborda noções de primeiros socorros, legislação de trânsito aplicada ao mototaxista e regras de convivência no trânsito.

Os requisitos para especialização e atualização é ser maior de 21 anos e possuir CNH na categoria A, com pelo menos dois anos de habilitação. É necessário apresentar a CNH e o comprovante da taxa de pagamento do curso no ato da inscrição.

As aulas para o curso de especialização e atualização serão das 8h às 11h.

CNH
O curso de atualização de CNH é destinado a condutores habilitados no exterior que permanecerão no Brasil por mais de 180 dias. A Carteira de Habilitação pode ter validade de até cinco anos, definida pelo exame médico. Para motorista acima de 65 anos, a validade máxima é de três anos.

Os documentos necessários para inscrição são: RG ou documento equivalente (cópia ou original), CPF, (cópia ou original), comprovante de residência.

As aulas serão ministradas das 8h30 às 22h.

Autoridade de trânsito
O curso de atualização para agente tem a finalidade de atualizar os conhecimentos dos profissionais que desempenham atividades de fiscalização, operação, policiamento ostensivo de trânsito ou patrulhamento nos órgãos integrantes do sistema Nacional de Trânsito.

Os requisitos necessários para as inscrições são: ser servidor público (celetista ou estatutário) ou policial militar, indicado pelo órgão com circunscrição sobre a via, com formação no Curso de Agente da Autoridade de Trânsito.

Os documentos necessários são: CNH, Certificado do Curso de Agente da Autoridade de Trânsito e comprovante de residência. Serão disponibilizadas 50 vagas.

As aulas serão ministradas das 13h às 18h30.

Para mais informações sobre as inscrições, os interessados podem entrar em contato pelo número (92) 99351-6531, do Posto de Atendimento do Detran-AM em Parintins. Esse número não possui Whatsapp.

(Fotos: Divulgação/Detran-AM)

você pode gostar também