-Publi-A-

Detran-AM assina convênio com a Prefeitura de Parintins para ampliar ações de trânsito no município

Foto: Yuri Pinheiro.

Na tarde deste sábado (26), o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) assinou um convênio com a Prefeitura de Parintins. A assinatura do convênio ocorreu na Escola Estadual Tomaszinho Meirelles, feita pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, prefeito Bi Garcia, diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá, e pelo diretor-presidente da Empresa Municipal de Trânsito e Transporte (EMTT), Diego Mascarenhas.

“A gente fez um convênio com a prefeitura para disponibilizar para o município um sistema de controle de trânsito para melhorar a questão da fluidez aqui no município e tornar as ações de trânsito tanto do Detran-AM quanto da prefeitura mais eficientes”, disse o governador Wilson Lima.

O prefeito Bi Garcia destaca que esta medida será fundamental para aumentar a segurança de pedestres e condutores de veículos em Parintins. “A empresa de trânsito do município vai passar a ter mais autonomia e vai atuar fortemente na organização de trânsito e na segurança das pessoas”, salientou.

O termo de cooperação permite à EMTT aplicar multas a motoristas que causarem infrações de trânsito e a autarquia municipal, em parceria com o Detran-AM, trará para Parintins cursos para os agentes de trânsito com a atualização do novo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Também será aberto vagas para as pessoas que quiserem fazer o curso de agente de trânsito. Além disso, será disponibilizado para a empresa de trânsito do município o curso de vistoriador. Com isso, a EMTT passará a estar credenciada e certificada para fazer vistoria de veículos que forem fazer emplacamento na cidade.

O diretor-presidente da EMTT, Diego Mascarenhas, informa que, com a aplicação das multas, a autarquia aumentará sua arrecadação, que poderá ser investido em melhorias nas sinalizações de trânsito no município. “Parintins está fazendo parte hoje do projeto piloto e nós seremos um dos primeiros municípios a utilizar o sistema integrado do Detran-AM para aplicação de multas, auto de infrações em motoristas que estejam descumprindo as regulamentações de trânsito. Então a partir de agora o motorista que for abordado nas nossas operações receberão o auto de infração emitido na hora pelo agente de trânsito e em últimos casos os veículos serão removidos para o parqueamento da empresa”, disse Diego Mascarenhas.

você pode gostar também