Detran anuncia implantação de novo modelo da CNH no AM

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) anunciou que vai implantar o novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Estado. Saiba como será o documento e quem precisa fazer a emissão.

Para implantar o novo modelo, a Detran-AM vai precisar suspender a emissão da CNH no dia 31 de maio. O serviço será retomado no dia 1º de junho.

 

Quem precisa emitir

 

Para os habilitados que já possuem a atual CNH, a mudança não será obrigatória.

A troca será feita quando o usuário fizer a renovação, inclusão de nova categoria, ou solicitar a 2ª via do documento após 1º de junho.

Mudanças

 

De acordo com o Detran-AM, a nova CNH sofrerá mudanças significativas, que vão de alterações na identidade visual, inclusão do nome social e dos pais afetivos.

Essas modificações constam da Resolução nº 866, publicada em dezembro de 2021 pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

 

Pontuação

 

O órgão alertou que a mudança para o novo modelo de CNH não implica a retirada dos pontos já obtidos pelo condutor que tenha cometido infração de trânsito.

“A modificação ocorre somente no documento, mas não no prontuário do motorista, onde ficam registradas as penalidades cometidas”, enfatizou o Detran-AM.

O departamento lembrou que, desde abril de 2021, quando o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) sofreu alterações, a pontuação máxima para o condutor perder o direito de dirigir subiu para 40 pontos.

Pela nova regra, os condutores que atingirem 20 pontos na carteira e tiverem duas infrações gravíssimas, terão a CNH suspensa. A suspensão também vale para aqueles que tiverem 30 pontos e uma infração gravíssima, ou 40 pontos e nenhuma infração gravíssima.

você pode gostar também