Dia D de Vacinação contra o Sarampo atende centenas de pessoas, em Barreirinha

O município de Barreirinha aderiu ao Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, com centenas de crianças e adolescentes, da faixa etária de 05 a 19 anos, imunizados, no sábado (15/02). A ação, executada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), ocorreu das 8h às 17h e segue até o dia 13 de março.

Quem não conseguiu atendimento no Dia D, pode procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou postos de saúde do município para garantir a imunização. O objetivo da campanha é a atualização das cadernetas de vacinação da população de Barreirinha, para conter o avanço da doença em território nacional.

No ano de 2019, o Brasil registrou 12 mil casos e 13 mortes. Para ter acesso à vacinação, a recomendação é a apresentação do cartão de vacina, do Sistema Único de Saúde (SUS) e documento de identidade. Já os pais ou responsáveis devem levar as crianças para avaliação da situação vacinal.

No segundo semestre, uma nova campanha será direcionada para as pessoas de 30 a 59 anos. O sarampo é uma doença grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. A transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é a vacina.

você pode gostar também