Dia do Enfermeiro ganha sessão especial na Câmara de Parintins.

O propósito da solenidade foi reconhecer e agradecer o trabalho desenvolvido por um dos principais protagonistas do sistema de saúde do município de Parintins

A Câmara Municipal de Parintins realizou na manhã desta quinta-feira, 12 de maio, uma Sessão Especial em comemoração ao Dia do Enfermeiro. O propósito da solenidade foi reconhecer e agradecer o trabalho desenvolvido por um dos principais protagonistas do sistema de saúde do município de Parintins.

A solenidade foi comandada pelo vereador Nelson Campos (PRTB) e contou com a participação da Presidente da Câmara Karine Brito e dos vereadores Rildo Maia (PMDB), Gelson Moraes (PSD) e Vanessa Gonçalves (PROS), de Enfermeiros, Técnicos em Enfermagem, Auxiliares de Enfermagem, alunos do curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), de representantes da Capitania dos Portos, da Delegacia do Serviço Militar, bem como de amigos e familiares dos homenageados.

No início da solenidade, as senhoras Regiane Silva Barata e Alessandra Cleide Monteiro e a Técnica em Enfermagem Sirley Gonçalves receberam placas comemorativas pelos relevantes trabalhos desenvolvidos neste município e como representantes de todos os profissionais de Enfermagem de Parintins. As senhoras Regiane Barata e Alessandra Monteiro dedicaram-se da melhor forma possível, procurando se colocar no lugar do paciente, prestando trabalhos humanizados.

A Presidente da Câmara Karine Brito enfatizou a importância do papel do Enfermeiro, o qual tem o poder de cuidar das pessoas. Segundo ela, esses profissionais ajudam com amor incondicional os cidadãos que mais precisam. “Parabenizo a todos e peço que continuem com essa garra e determinação em defesa da saúde dos parintinenses. Que Deus ilumine a cada um de vocês”, frisou.

Ao representar o COREN (Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas), o Enfermeiro Laurimar Vinhote ressaltou a importância da capacitação dos profissionais de Enfermagem para que façam a diferença no cuidar de pessoas. Ele disse que esses profissionais atuam diariamente com dedicação e carinho.

A Coordenadora do Curso de Enfermagem do CESP-UEA, Fernanda Farias de Castro, agradeceu ao vereador Nelson Campos e aos demais parlamentares pela propositura. Ela lastimou as dificuldades enfrentadas por esta classe trabalhadora e exaltou o trabalho desenvolvido por todos os Enfermeiros, tanto na zona urbana como rural de Parintins. “Esse trabalho não é valorizado, reconhecido ou tão pouco lembrado. Mas, somos comprometidos com o ser humano”, disse.

Para o vereador Nelson Campos, autor da propositura, é primordial agradecer e reconhecer a atuação de cada Enfermeiro e Técnico em Enfermagem por cuidar com amor e zelo dos cidadãos parintinenses. Nelson Campos destacou a importância de valorizar o papel desses profissionais no município de Parintins, principalmente dando-lhes estrutura para atuar de maneira eficaz. “Precisamos fazer desse momento também um momento de reflexão, pois o reconhecimento de tal classe não acontece. Mas, fica aqui o reconhecimento desta Casa Legislativa e da população parintinense por esse trabalho desenvolvido”, enalteceu.

A Enfermagem é uma profissão comprometida com a saúde do ser humano e da coletividade, atua na promoção, proteção, recuperação da saúde e na reabilitação das pessoas, respeitando preceitos éticos e legais. O profissional de Enfermagem participa como integrante da sociedade e das ações que visem satisfazer as necessidades de saúde da população, respeitando a vida, a dignidade e os direitos da pessoa humana.

Texto e Fotos: Mayara Carneiro

você pode gostar também