-Publi-A-

Documentário revela os desafios enfrentados pelos artistas parintinenses durante a pandemia

Gilson Almeida | 24 Horas
[email protected]

Os desafios enfrentados pelos artistas parintinenses durante a pandemia são mostrados no documentário “Arte da Superação”, produzido pelo jornalista Welder Alves, de 35 anos, natural de Goiás. O produto é fruto de um projeto contemplado pelo Programa Cultura Criativa – Lei Aldir Blanc – Prêmio Encontro das Artes, do Governo do Amazonas, com apoio do Governo Federal.

O produtor e roteirista, Welder Alves, conta que o documentário surgiu a partir da observação das dificuldades e dos desafios impostos pela pandemia da Covid-19 à classe artística e ele acredita que este impacto é muito maior sobre economias que tem como base a cultura, como o caso de Parintins com o Festival Folclórico dos bois Caprichoso e Garantido.

“O artista depende da interação e do contato direto com o público por meio dos eventos, das feiras. Ele precisa divulgar seu trabalho para que sua arte seja consumida gerando emprego e renda, e a pandemia tirou do artista o público e a renda que o mantém. Em Parintins, a arte é o combustível que movimenta toda uma cadeia produtiva que vai do artesão ao empresário, todos os atores da economia local se beneficiam de forma direta e indireta do festival. E outro fator que instiga este documentário é mostrar para a sociedade que o festival movimenta Parintins para além dos três dias de apresentações, daí a importância de políticas públicas que fomentem a classe para que os artistas sejam visualizados 365 dias por ano, são pais e mães que precisam sustentar suas famílias”, pontua Alves.

O jornalista que mora em Brasília, por conta da pandemia, viajou sozinho para Parintins em março para gravar, entrevistar, carregar equipamentos, dirigir e decupar o material gravado. Foram 45 dias entre pré-produção e gravação, e mais 20 dias de edição e finalização.

O documentário Arte da Superação está disponível no canal no YouTube de Welder Alves e será exibido para Manaus neste fim de semana pela TV Encontro das Águas (canal 2.1 e 513 HD – Claro TV) e para todo o país no final do mês de junho pela TV Brasil (canal 23 da Sky em Parintins).

“Este documentário tem também como objetivo revelar para a sociedade a importância das políticas públicas que fomentam a arte, no caso, os projetos aprovados pela Aldir Blanc gerando emprego e renda em um momento desafiador para a classe. De certa forma, os projetos deram uma sobrevida para muitos artistas, embora muitos tenham ficado de fora”, salienta Welder.

você pode gostar também