Empurrador que transportava balsa afunda no Rio Negro

Um empurrador que levava passageiros em uma balsa do município de Careiro Castanho para Manaus, no Amazonas, afundou no Rio Negro na tarde desta segunda-feira (31). Apesar do acidente, ninguém ficou ferido.

De acordo com o operador de empilhadeira, Anderson Hipy, o empurrador e a balsa saíram do município de Careiro Castanho ao meio dia. Por volta de 13h30, o empurrador afundou na região do Encontro das Águas.

“Eles paravam e continuavam a força do rebocador. Até que uma hora eu me levantei para ver, e a água já estava no convés. Ele desceu rápido mesmo”, disse.

Quando o empurrador afundou, os passageiros da balsa ficaram aflitos com a situação. Muitos gravaram vídeos com o intuito de pedir ajuda.

“Foi um desespero. Uma sensação muito ruim de que iríamos morrer afogados no meio do rio e não chegava ninguém para ajudar. Pedimos socorro, fizemos gestos com a mão, acenamos com coletes salva-vidas”, afirmou a cabeleireira Simone Albuquerque.

Uma lancha passou pelo local, viu a situação e foi até o Porto da Ceasa, em Manaus, para avisar sobre o acidente. Outras duas lanchas foram até a balsa e resgataram os passageiros. Eles foram levados para o porto, sem ferimentos.

Durante a tarde, um outro empurrador foi até o local para trazer a balsa, com carros e pertences dos passageiros, para o Porto da Ceasa. As embarcações chegaram a Manaus por volta de 17h.

Em nota, a marinha informou que uma equipe da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental foi ao local para prestar apoio. O texto informa ainda que “será instaurado um Inquérito Administrativo, a fim de apurar as causas, circunstâncias e possíveis responsáveis” e posteriormente o inquérito será encaminhado ao Tribunal Marítimo.

Balsa foi levada até o porto em Manaus em carona com outra, que estava sendo puxada por empurrador — Foto: Patrick Marques/G1
Balsa foi levada até o porto em Manaus em carona com outra, que estava sendo puxada por empurrador — Foto: Patrick Marques/G1

Com informações do g1

você pode gostar também
..