Enchente em Parintins está 3 cm menor de uma das maiores cheias da história

Eldiney Alcântara | 24 Horas

[email protected]

Neste domingo, 25, Parintins registrou uma das maiores marcas na subida das águas do Rio Amazonas. A régua fluviométrica aponta para 8,84 metros de elevação e chega próximo a cheia de 2009, que atingiu um dos maiores registros da história da região amazônica. Os dados foram divulgados pela agência da Defesa Civil em Parintins e põe em alerta os órgãos de segurança.

A Defesa Civil faz o acompanhamento diário da enchente na região. Os números mostram que o município apresenta apenas 3 centímetros de diferença da cheia de 2009, que no dia 25/04/2009 alcançava 8,87 metros. A cidade já apresenta áreas alagadiças e ações são executadas para tentar minimizar os impactos.

“A Defesa Civil orientou aos órgãos presentes sobre a feitura da documentação que cada instituição deva elaborar, e segundo os dados recebidos da cheia e o acréscimo visual conferido diariamente, pode está por vir o parecer favorável da Defesa Civil para a Decretação de Emergência”, disse o órgão em nota.

A cheia de 2009, que causou grandes transtornos para a região do Baixo Amazonas, alcançou seu pico máximo no dia 17 de junho com a marca de 9,38 metros.

você pode gostar também