Equipe do SESI de São Paulo vence torneio europeu de robótica

A equipe Robotics School, do Serviço Social da Indústria (SESI) de Ourinhos (SP), foi a grande campeã do Aberto Europeu de Robótica (Open European Championship 2016), realizado em Tenerife, na Espanha. A competição reuniu times de mais de 40 países, dentre eles, China, Austrália, Estados Unidos, Rússia, Peru, Grécia, França, Lituânia e Coreia do Sul. O Brasil teve nove representantes. São times formados por estudantes de 9 a 16 anos.

Outra equipe premiada foi a Mega Snakes, do SESI de Boituva (SP). Os meninos ficaram em primeiro lugar na categoria Core Values (Gracious Professionalism), pelo excelente trabalho em equipe. Na categoria Projeto de Pesquisa, o primeiro lugar em solução inovadora ficou com o time Francodroid, do Colégio Liceu Franco-Brasileiro, do Rio de Janeiro. Na mesma categoria, o primeiro lugar em apresentação do projeto ficou com a TechCoe, do Colégio Coesi, de Aracaju (SE).

Fechando a premiação para os brasileiros, o time AC/DC/EG, do Colégio Eduardo Gomes, de São Caetano do Sul (SP), conquistou a terceira posição na categoria Design do Robô, com a melhor programação do robô. As equipes do Brasil garantiram vaga no Aberto Europeu por conta do bom desempenho no Torneio Nacional de Robótica, realizado em março, em Brasília.

O DESAFIO – O tema do torneio internacional é o Trash Trek , o mesmo que os alunos estão pesquisando nessa temporada. O desafio dos estudantes é mostrar, na teoria, com projetos de pesquisa, e na prática, com robôs da LEGO Education, as propostas para lidar com o lixo. Isso inclui a coleta, tipos de lixo e reciclagem, dentre outras questões.

Os robôs autônomos precisam cumprir missões na mesa de competição como, por exemplo, levar determinado tipo de lixo para um aterro. Além do projeto de pesquisa e do desafio do robô, as equipes foram avaliadas em mais duas categorias: design de robô, em que os alunos planejam, projetam, constroem e programam os robôs e Core Values, na qual o que conta é o trabalho em equipe, o respeito e a integração.

TEM MAIS DISPUTA INTERNACIONAL – Ainda neste mês, mais duas equipes viajam para o Aberto de Robótica de Arkansas (Arkansas Open), nos Estados Unidos. As equipes RoboCoe, do Colégio Coesi, de Aracaju (SE) e Bazinga, do Colégio Objetivo, de Indaiatuba (SP), vão representar o Brasil na competição, que acontece de 19 a 22 de maio.

você pode gostar também