Escola de Saúde Pública da Prefeitura de Manaus forma primeira turma nesta segunda-feira, 26/10

A Prefeitura de Manaus realiza virtualmente nesta segunda-feira, 26/10, a cerimônia de encerramento da primeira turma do curso de Especialização em Saúde Pública, com ênfase na Estratégia de Saúde da Família, da Escola de Saúde Pública (Esap), coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A capacitação é a primeira do tipo em Manaus, uma iniciativa da gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto para qualificar o atendimento em saúde oferecido à população.

“Para mim, é uma felicidade implantar um projeto como esse em Manaus, por saber que a Escola Pública de Saúde veio para revolucionar a Atenção à Saúde Primária, preparando novos profissionais. Copiamos esse projeto de Palmas, no Tocantins, por ser exitoso, e saber que seria possível implantar em Manaus. A todos os profissionais que participaram deste projeto, alunos e equipe técnica, a minha gratidão por saber que estarão atendendo e cuidando de um povo que merece e precisa de toda dessa atenção”, disse Arthur.

Ao todo, são 45 alunos em processo de conclusão, entre profissionais de enfermagem, serviço social, farmácia, fisioterapia, nutrição, psicologia e educação física.

A especialização é o primeiro projeto oferecido dentro do Programa Mais Saúde Manaus (Promais), desenvolvido em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e propõe um processo diferenciado de aprendizagem, que envolve, além da formação teórica, a vivência prática do dia a dia do Sistema Único de Saúde (SUS).

“A primeira turma do curso, implantado pela gestão do prefeito Arthur Neto, está encerrando, após um processo de dois anos de ensino e aprendizagem, e nosso sentimento neste momento é de alegria, por terem participado de um projeto tão bonito que trouxe tantos benefícios a Manaus. Agradeço a todos os alunos que participaram do curso de formação, dos tutores, coordenadores, professores, de todos aqueles que fizeram parte deste projeto belíssimo, que tem uma metodologia de aprendizado ativa, dentro das nossas UBSs”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

Integração

Durante o curso, os alunos foram integrados à rotina de trabalho de 32 equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF), em várias Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Manaus. A proposta contribuiu para a ampliação do acesso da população e o aumento da cobertura da atenção primária na capital amazonense, e também para desenvolver o senso crítico-reflexivo dos alunos, sob o aspecto do serviço prestado, em especial no âmbito da Atenção Primária à Saúde em Manaus.

A especialização teve duração de 24 meses. No período de 26 a 30/10, os formandos irão apresentar 15 Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), na modalidade de Projetos de Intervenção, motivados por observações e experiências levantadas na prática do serviço. As apresentações ocorrerão na sede da Esap, no bloco D, da Faculdade Nilton Lins, bairro Flores, zona Centro-Sul, com transmissão pelo aplicativo Google Meet, para preservar o distanciamento social.

você pode gostar também