-Publi-A-

Escritor parintinense lança livro sobre história de luta de Ilda Neves

Eldiney Alcântara | 24 Horas

[email protected]

Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o escritor parintinense, Pabliano Nogueira, lançou o livro “Ilda Neves”, uma obra baseada na história real de uma mulher que lutou contra o machismo, a discriminação e os demais obstáculos sociais de sua época. O livro foi lançado pela editora carioca Autografia.

Segundo o autor, o livro conta a vida de Ilda Neves na década de 60. “Ela começa a viver a realidade que era imposta àquele tempo para as mulheres. Ser dona de casa, cuidar dos filhos, das coisas, do marido, da casa. Então, é uma realidade com finalidade no seu tempo, no seu período. É difícil quebrar alguns paradigmas. Tive a oportunidade de conversar com ela, que me contou um pouco dessa história e aí a literatura ganhou forma, ganhou a presença do autor e a ficção passou a construir, a costurar alguns episódios, mas com base sempre numa realidade feminina da dona de casa”, diz Pabliano.

O escritor informa ainda que “no livro algumas descrições que vão falar sobre o abuso do marido sobre a mulher, o olhar do homem para a mulher como objeto de reprodução, às vezes um objeto sexual, objeto de exploração. Então, o livro ele é feito sobre a percepção da própria personagem, Ilda Neves. É em terceira pessoa, mas nós usamos um enredo no qual nós nos aprofundamos na análise psicológica dos personagens que em algum momento vão ganhar forma, um destaque especial”, conta o autor.

No livro, “a mulher passa a transformar a sua realidade, consegue algumas ferramentas sociais como o poder econômico, o poder da leitura, passa a quebrar os paradigmas sociais. A temática, ela gira em torno da mulher, num período em que a mulher, praticamente, alcança patamares que nunca podia alcançar, como se alcança agora”.

Pabliano Nogueira, que inspira-se no escritor amazonense Wilson Nogueira, acredita que a leitura pode transformar uma sociedade. Ele pede mais valorização dos escritores da terra. “Eu chamo atenção para os crítico darem mais importância aos escritores locais, uma coisa que muita das vezes não acontece. Uma vez visitando a biblioteca municipal, há muitos livros escritos por parentinenses, que eu nunca vi trabalhar em sala de aula”, critica.

Pabliano Nogueira é formado em Letras pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), mestre em Artes e Letras (UEA) e autor das obras “Líricas Antecipadas” e “Pedágio de Escrita”. O livro Ilda Neves pode ser adquirido no site da editora Autografia no link https://www.autografia.com.br/?s=Ilda+neves. Em Parintins, exemplares também podem ser encontrados nas Lojas Americanas.

você pode gostar também