Evento sobre meninas e mulheres na Ciência acontece nesta segunda, em Manaus

Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática são áreas onde prioritariamente os homens estão à frente, mas esta realidade tem mudado. E é sobre o trabalho de meninas e mulheres na Ciência que a professora mestra Eloídes Melo e a estudante Thaís Mikely, ambas da rede pública estadual de Educação, estarão falando durante o Stem For Girls, nesta segunda-feira (11/3), no auditório anexo da Universidade do Estado do Amazonas (avenida Djalma Batista, Cidade dos Carros), a partir das 17h.

O evento acontece em mais duas cidades do país (Campinas-SP e Luziânia-GO) e faz parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, celebrado dia 08 de março. A organizadora em Manaus, Yara Laiz Souza, explicou que será apresentado o que é realizado e está sendo produzido por mulheres na Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (Stem, na sigla em inglês).

“É importante para a comunidade saber da produção científica no Amazonas, além de valorizar professoras, pesquisadoras e estudantes, mostrando os desafios de suas carreiras e suas caminhadas pessoais. Será a visão de cada uma delas. Ainda teremos mostra de pesquisas já realizadas ou em andamento por meninas de Manaus”, assinalou a coordenadora.

A professora Eloídes Melo é uma das convidadas do evento e compartilhará uma experiência especial: ela foi a única representante do Amazonas e da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM) a conhecer a maior e mais complexa infraestrutura científica já construída no Brasil, o Sirius, laboratório de luz síncrotron de 4ª geração. A professora participou de uma imersão com 16 professores da rede pública do Brasil no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP).

Na pesquisa, outra representante da Seduc-AM é a estudante Thaís Mikely, do CETI Sérgio Pessoa (localizado no bairro Cidade de Deus, zona leste de Manaus). Ela mostrará como desenvolveu um irrigador inteligente, capaz de aguar plantas com ligamento e desligamento automático e que é usado na escola onde estuda.

O evento acontece nesta segunda-feira (11/3), no auditório anexo da Universidade do Estado do Amazonas (avenida Djalma Batista, na Cidade dos Carros), a partir das 17h. A entrada é gratuita, mas é preciso fazer inscrição no link: encurtador.com.br/ixA38.

Programação:
17h – Credenciamento e Boas-Vindas
18h – Abertura
18h15 – Mesa-redonda Mulheres na Ciência quebrando paradigmas – Mulheres professoras e pesquisadoras de carreira falam sobre suas caminhadas pessoais, desafios e a visão de cada uma sobre o estado das mulheres na Ciência.
19h10 – Painel 1: O que mulheres fazem na Ciência? Pesquisadoras serão convidadas a mostrarem algum trabalho realizado na pós-graduação ou em andamento.
20h10 – Painel 2: O que meninas fazem na Ciência? Mostra de pesquisas já realizadas ou em andamento, realizadas por meninas de Manaus.

Serviço:
O que: Stem For Girls – Edição Manaus
Quando: Dia 11 de março, a partir das 17h
Quanto: Gratuito. Confirmar ingresso: encurtador.com.br/ixA38
Onde: Anexo Auditório UEA (avenida Djalma Batista, Cidade dos Carros).

Link do eventoencurtador.com.br/bcf03

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here