Ex-combatente da 2ª Guerra Mundial, militar indígena Sebastião de Lima morre aos 103 anos em Boa Vista

O ex-combatente da 2ª Guerra Mundial, Sebastião Paulino de Lima, morreu em Boa Vista, nesse domingo (13). Ele tinha 103 anos e morreu em casa por causas naturais.

Sebastião era 1º tenente do Exército Brasileiro. Ele nasceu em 20 de janeiro de 1919, em Roraima, e era da etnia Taurepang. Aos 22 anos, se alistou no Exército e serviu no estado do Amazonas, em 1941.

Já em 1942, ele foi para o município de Japurá, ainda no Amazonas e atuou como soldado. Dois anos depois, já como 3º sargento, Sebastião se voluntariou para compor o 1º Regimento de Infantaria no Rio de Janeiro, onde integrou a Força Expedicionária Brasileira e foi enviado para a cidade de Livorno, na Itália, onde permaneceu por onze meses.

Segundo o Exército, Sebastião atuou em patrulhamentos de reconhecimento em solo italiano e na linha de frente por cerca de quatro meses, durante a Batalha de Montese. Após a Segunda Guerra Mundial, ele foi promovido à Oficial, como 1º tenente.

A 1ª Brigada de Infantaria de Selva e a Polícia Militar de Roraima, por meio das redes sociais, emitiram uma nota de pesar. Sebastião era avô de uma policial militar.

“Solidarizamo-nos com os familiares e amigos, rogando a Deus pelo conforto necessário para suportar e superar esse momento de dor”, disse a PM.

 

Com informações do g1

você pode gostar também
..