Ex- presidente do Garantido e professor universitário são favoritos para a eleição da Câmara em Parintins

Telo Pinto e Maildson Fosenca são favoritos para a eleição da CMP.

Além de Telo Pinto e Maildson Fonseca correm por fora Beto Farias, Vanessa Gonçalves, Matheus Assayag e Tião Teixeira

Hudson Lima | Parintins/Amazonas

Parintins (AM) – O mundo político caminha de forma diferente das ações dos cidadãos comuns, apesar da política ditar as normas. Em Parintins ainda de forma tímida e somente bastidores a “bola da vez” é para quem assumirá a presidência da Câmara Municipal no biênio 2017/2018.

O prefeito eleito Bi Garcia (PSDB) com mais de 30 mil votos, conseguiu eleger 8 vereadores, tem gordura de sobra. O vereador Cabo Linhares (PEN) apesar de tido ajuda com logística do prefeito Alexandre da Carbrás (PSD), para ser eleito, já está a disposição do grupo tucano. Dessa forma é improvável uma derrota de qualquer candidato indicado pelo prefeito eleito.

A princípio Bi tinha planos de direcionar ao menos dois ou três vereadores para secretarias ou coordenadorias, abrindo espaço aos suplentes. No entanto, como a coligação encabeçada por Lucinho Kimura, Karine Brito e Mayse Garcia (PHS/PRB) não conseguiu quociente para eleger vereador ser eleito e a coligação na qual estavam Edy Albuquerque, Nelson Campos e Beto Faria (PTN, DEM, PRTB) elegeu apenas um vereador. Bi pode mudar a estratégia.

Primeira opção

O professor Maildson Fonseca (PSDB) reeleito para o 2ª mandato, não será o presidente da Câmara somente em duas hipóteses. Se Bi Garcia não o quiser e se Maildson recusar.

Fiel ao grupo tucano nunca demostrou qualquer posicionamento ambíguo durante os 4 anos na qual o prefeito Alexandre da Carbrás (PSD), está a frente da prefeitura de Parintins, o professor Maildson Fonseca tem confiança de sobra de Bi Garcia (PSDB) e do vice-prefeito eleito Tony Medeiros (PSL) para ocupar o cargo.

Fonseca foi o mais votado na eleição de 2012 e o mais votado na eleição de 2016. Participou de duas eleições na qual apoiou o vereador Nelson Campos do PRTB. Única situação na qual não disputará o pleito é retornando a Secretaria de Educação, função que exerceu por anos na gestão Bi Garcia. “Está muito longe para a disputa na Câmara. Ainda temos muito trabalho a realizar na Câmara e denunciar as mazelas deixadas por essa administração incompetente”, comentou Maildson ao site ParintinsAmazonas.

Segunda Opção

Na Câmara de Parintins a alternativa segunda do PSDB é Telo Pinto, vereador eleito e homem de confiança de Bi Garcia. Comanda a Comissão de Transição de Governo. Ele foi Secretário de Finanças e Administração tucana e conhece bem a estrutura burocrática de governo.

Telo tem experiência administrativa, foi duas vezes presidente do Garantido. Já coordenou a campanha de Bi Garcia e outras campanhas tucanas.

No caso de Maildson não aceitar, Telo é o sucessor natural. Também a única forma de Telo Pinto não ser presidente na Câmara é retornar a Secretaria de Finanças ou outra Secretaria a partir de 1º de janeiro.

Outras Opções

Bi Garcia sabe está em alta com a população e não pode fazer mais um governo para “os amigos”. A primeira grande ação virá com o Carnailha. Precisa de experiência entre os auxiliares. Mas precisa ainda de um presidente na Câmara ativo, parceiro, com envergadura para dialogar com as bancadas de oposição e situação. E mais do que isso, sabe aguentar as pressões.

Além de Maildson Fonseca e Telo Pinto, a disposição de Bi Garcia tem mais quatro vereadores que podem compor a “cabeça” da disputa ou mesmo o corpo na chapa; Beto Farias (PTN), Vanessa Gonçalves (PROS), Matheus Assayag (PR) e Tião Teixeira (PTB) são as opções. Os dois novatos, Beto e Tião, que já disputaram mais de 3 eleições, estão sendo analisados na composição. Já Vanessa e Mateus ganharam juntos a eleição com o PSDB, seguem a orientação hoje de Bi Garcia, mas tem grupos políticos diferentes.

Os demais novatos apenas um fator no novo os faz serem indicados a presidente. De outra forma vão compor a chapa.

Novos vereadores de Parintins.
Novos vereadores de Parintins.

Oposição

Na teoria a nova oposição na Câmara Municipal de Parintins tem apenas dois representantes: Nega PSD e Marcos da Luz PR. Na prática, no entanto é outra história. Bi Garcia é o “cara” do senador Omar Aziz no Baixo Amazonas. Omar é nada mais de que presidente do PSD. De tal forma Nega mais cedo ou mais tarde estará no ninho tucano.

Improvável

Eleito para governar a 3ª vez o município de Parintins, Bi Garcia já participou de 8 disputas na Câmara. A única vez que perdeu, foi justamente quando elegeu 8 vereadores. Em 2009.

A oposição contra Bi Garcia tinha apenas Rai Cardoso PMDB, Flávio Farias PT e Vanessa Gonçalves (PMDB) eleitos. No entanto, durante o processo de disputa. Cabeça conseguiu “seduzir” os vereadores Henrique Medeiros PMN, Carlos Augusto das Neves PR e João Nascimento Pontes o João Bacú. A oposição ganhou a disputa, elegeu Henrique Medeiros.

Nesta eleição Cabeça está fora da disputa. Aliás está fora da Câmara, não conseguiu 300 votos e foi barrado pelo eleitor.

Enquanto as pessoas do mês de dezembro fazem os enfeites natalinos. Na Câmara estará sendo definida a nova chapa vencedora e a perdedora. Ou quem sabe a chapa aclamada.

você pode gostar também