-Publi-A-

Ex-secretários de Saúde, Administração e ex-chefe da Casa Civil no AM são alvos da 2º fase da operação Maus Caminhos

Polícia Federal em Manaus (Foto: Ariane Alcântara/G1 AM)

Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (12) a segunda fase da Operação Maus Caminhos, denominada Operação “Custo Político”, que tem o objetivo investigar crimes de corrupção ativa, de corrupção passiva, de lavagem de capitais e de organização criminosa. Entre os alvos estão dois ex-secretários de saúde, o ex-secretário de Administração e Gestão, o ex-chefe da Casa Civil, bem como dois ex-secretários executivos da Secretária de Saúde do Amazonas.

Os crimes eram praticados por membros da organização criminosa alvo da primeira fase que, utilizava recursos públicos desviados do Fundo Estadual de Saúde do Amazonas, realizavam pagamentos de propina a agentes políticos e servidores públicos, com o objetivo de obter facilidades dentro da Administração Pública estadual, tais como agilizar a liberação de pagamentos, obtenção de contratos públicos e o encobrimento dos ilícitos praticados.

Presos foram encaminhados para sede da PF em Manaus (Foto: Ariane Alcântara/G1 AM)
Presos foram encaminhados para sede da PF em Manaus (Foto: Ariane Alcântara/G1 AM)

Nesta fase, foram cumpridos três mandados de prisão preventiva, 9 mandados de prisão temporária, 27 conduções coercitivas, 27 mandados de busca e apreensão, 18 mandados de sequestro de bens móveis e imóveis, incluindo uma aeronave Cessna 560 XLS. Os nomes dos envolvidos ainda não foram divulgados.

A Justiça determinou o bloqueio dos bens e valores dos investigados no montante de aproximadamente 67 milhões de reais visando o futuro ressarcimento do Estado.

Do g1

você pode gostar também