Expobae terá exposição em unidades demonstrativas e palestras

A programação da 14ª edição da Exposição Feira Agropecuária de Barreirinha (ExpoBae) terá diversas atividades nos três dias de evento. Este ano, haverá a exposição em unidades demonstrativas, voltadas às práticas de criação de peixes e um novo método de criação de galinhas. A organização dos ambientes é de responsabilidade dos técnicos da Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempa), que desenvolveram projetos para implantar novos métodos de produtividade animal, em propriedades rurais do município.

Com o apoio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), foi construído um tanque para receber pirarucus e 20 tambaquis, dentro do parque de exposição da cidade. Pela primeira vez na história da ExpoBae, um tanque de piscicultura é instalado para os visitantes verem de perto como funciona este instrumento de criação de peixes.

“Esse tanque foi construído para apresentar a população como é feito cultivo de peixes em cativeiro, o nosso tanque tem 10 metros de largura por 15 de comprimento e a profundidade reta de 2m. Para evitar a infiltração tivemos que experimentar a impermeabilização com cimento e argila. Após a exposição faremos desse local um berçário de alevinos com cerca de 20 mil unidades para serem distribuídos aos piscicultores locais do Andirá e do Ramos” , explicou Selmira Andrade, engenheira de Pesca da Sempa.

Dentro do Parque além do tanque escavado será instalado um aviário em forma de galpão para a criação de galinhas caipiras. Este sistema de confinamento semi-intensivo, que de acordo com a União Europeia, são propícios a gerar bem-estar animal, em conformidade com o ambiente natural. O zootecnista Kennedy Andrade, explica como funcionará o aviário. “Nesse sistema iremos demostrar desde a parte inicial como fazer a cama do aviário utilizando a serragem grossa, vamos aprender como fazer um ciclo de proteção e a instalação de equipamentos como a Campânala, que fornece a temperatura ideal para os pintos, por exemplo”.

Palestras durante a ExpoBae 2019

Para esta edição da ExpoBae, a Sempa e a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), irão executar palestras e oficinas voltadas para o melhoramento da produtividade animal e de derivados do leite. Foram convidados para o evento agropecuário doutores e graduados em Zootecnia pela UFAM Parintins, que irão palestrar sobre a qualidade da carne do pré ao pós abate, a qualidade da pré ordenha e ainda, um mini curso sobre queijo minas frescal. Além disso, a Sepror traz especialistas para palestrar sobre processamento do açaí e produção de queijarias artesanais.

Para ter acesso a esta programação, os interessados devem procurar a sede da Sempa, munidos de documentos pessoais, para se inscrever nestas capacitações. Estes cursos são abertos ao público e todos os participantes serão certificados.

você pode gostar também