Fabiano Neves: dos palcos do Bar do Boi para à arena do Bumbódromo.
Sinny Lopes | Parintins 24 Horas
O Boi Caprichoso e seu Conselho de Artes escolheram na tarde de ontem, domingo, 15, o cantor Fabiano Neves para defender o item de número 01 – Apresentador – em substituição a Ornello Reis. O anúncio foi realizado no final da noite deste domingo pelo site oficial do boi da estrela, o Portal Parintins 24h conta um pouco da trajetória do artista que assume o posto de anfitrião azulado, o mestre de cerimônia do projeto/espetáculo Viva Parintins!.
O Início
Nos versos da toada “Rios de Promessas” o jovem Fabiano Neves encontrou inspiração para seguir a carreira artística ao receber, aos 15 anos, um presente de um vizinho parintinense: um CD do Boi-Bumbá Caprichoso. Pode-se dizer que foi amor à primeira audição e esse amor traduzido em gosto pela música coincide com seu apreço incondicional por suas raízes, tradições e referência culturais que afloraram durante os eventos do Touro Negro na TVlândia e no Sambódromo de Manaus, formando suas referências musicais nos grandes levantadores de toadas da época.
Em 2000, recebeu o convite para cantar na Banda Geração do Norte permanecendo na mesma até 2002 quando fora convidado a ingressar na banda responsável pelos ensaios da Marujada de Guerra. A partir daí passou a ser uma das atrações do Bar do Boi e de outros eventos de grandes portes já em carreira solo dando início a construção de seu nome e de sua imagem no seleto cenário bovino. Shows que marcaram o artista nesses 15 anos de carreira:
- Encontro da Cultura Mundial – Culture Word – Bucgeon/Coréia, 2004;
- Goal to Brazil em Montreal e Toronto – Canadá, 2012;
- XXV Salão Internacional do Automóvel – São Paulo, 2008;
- Brazilian Day em Santa Cruz de La Sierra – Bolívia, 2011;
- 11 anos de Boi Manaus e 03 anos de Carnaboi.
As Experiências
Despertou no artista uma intensa paixão pela comunicação e um profundo amor pelo folclore de sua terra, pelas tradições culturais de sua gente que acabaram transformando Fabiano Neves em um apresentador dedicado e um dos principais campeões dos festivais folclóricos do Norte do país.
- Festival de Caracaraí/RR – 2015;
- Festival do Sairé em Alter do Chão/PA – 2009, 11, 12 e 15;
- Festival do Amazonas, Boi Garanhão – 2013, 14 e 15;
- Festival de Nova Olinda do Norte, Boi Corre Campo – 2014;
- Festival do Peixe Ornamental de Barcelos/AM – 2009, 13 e 14;
- Festival do Amazonas, Boi Brilhante – 2009, 11 e 12;
- Festival do Amazonas, Ciranda Império – 2009, 11, 12, 14 e 15;
- Festival de Itacoatiara, Ciranda Flor da Paixão – 2001;
- Programa Toada Hits, Rádio Amazonas FM – 2012 e 2013;
- Programa Boi Caprichoso, Rádio A Crítica – 2014 e 2015;
- Reveillon da Cidade de Manaus – 2011 e 2012;
- Festival de Fonte Boa, Boi Tira Prosa – 2010.
Fabiano Neves desenvolveu outro talento artístico além de cantar e de apresentar: o de compor. Em 2011, lançou seu o CD “Beija, eu?” com 05 toadas autorais e que marcou sua carreira e tornou-se sucesso no Boi Manaus.
A Carreira
Uma das características marcantes de Fabiano Neves é a versatilidade que moldou sua carreira nas faces de cantor, apresentador e compositor. Nascido em Manaus, capital Estado do Amazonas, iniciou sua carreira aos 19 anos como interprete de banda de estilo regional, ingressou no Boi-Bumbá Caprichoso o ano de 2002 realizando ensaios junto à Marujada de Guerra, no ano seguinte acabou recebendo o convite da diretoria do Movimento Marujada para ser um dos integrantes oficiais dos ensaios do bumbá, o afamado Bar do Boi.
Em 2004, cada vez mais entregue à arte de folclorear, foi selecionado para uma turnê que reuniu os principais ritmos brasileiros em um show denominado “Canta Brasil”, interpretando as toadas de Boi-Bumbá e sambas de enredo nos palcos das cidades da Coréia do Sul, neste mesmo ano ao retornar para o Brasil teve sua primeira oportunidade de participar do Boi Manaus. Logo em sua estreia gerou tendência a incorporar no layout artísticos de seu tururi novas cores e elementos joviais.
Em 2005, frente a um novo convite para a Ásia, o artista passou a se dedicar parte de seu tempo em experiências de intercâmbios culturais a fim de aprimorar a forma de ver as características e peculiaridades de cada povo e integrá-las em suas apresentações diversificado o seu conhecimento. Nessa busca de aprimoramento profissional e artístico o artista já percorreu 13 países e mais de 100 cidades. Mais tarde em 2007, teve sua estreia como cantor no Carnaboi, foi atração do Salão Internacional do Automóvel e cantou representando o Amazonas em países como Canadá e Bolívia.
Toda essa visibilidade e de sua facilidade expressiva e simpatia com o público lhe renderam, ainda em 2007, convites para participar de agremiações folclóricas do Amazonas, nascia assim sua o seu lado apresentador. Vertente que lhe rendeu premiações e reconhecimento do público, compondo inclusive, expressivos programas de rádios. Em 2011 lançou seu CD tornando a toada “Beija, eu?” um grande sucesso, a vertente artística de Fabiano Neves desenvolveu-se e aprimorou-se no mesmo passo que sua qualificação profissional. O artista é formado em Fonoaudiologia e pós-graduado em Saúde dedicando-se a pesquisas e conhecimentos científicos na área de comunicação e voz.
O Retorno
Por conta de sua vida acadêmica Fabiano Neves diminuiu as participações nos eventos bovinos e por um período ficou ausentes dos palcos do Bar do Boi. No final de 2015, quando houve a primeira reunião para tratar da permanência do ex-apresentador Ornello Reis envolvendo diretoria e Conselho de Artes o nome mais cotado para suposta substituição era o do artista. Sondado e contactado, após conversa com conselheiros e com o próprio presidente do boi, Joilto Azêdo, Fabiano Neves aceitou retonar aos ensaios e reintegrar o time de levantadores nos eventos sociais já com a missão de substituir Ornello Reis.
A Escolha
Ao confirmar o nome do artista como o apresentador oficial, diretoria e Conselho de Artes cumprem a promessa feita ao artista e reafirmam a proposta de caminhar rumo ao bicampeonato. A decisão foi coerente, sensata e óbvia se analisarmos o extenso currículo do artista que apresenta tantas vitórias e experiências adquiridas.
