Facebook disponibiliza ferramenta para prevenção de suicídio no Brasil

O Facebook disponibilizou na última terça-feira (14/6) uma ferramenta para prevenir casos de suicídio e automutilação. Desenvolvida em parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV), a função permitirá que usuários apontem publicações que possam indicar ideias depressivas ou suicidas. O usuário com a página assinalada receberá uma mensagem com opções de ajuda.

De acordo com a Agência Estado, para evidenciar as mensagens, o internauta precisa clicar na seta do lado direito superior do post e escolher “denunciar publicação”. Na sequência, deve detalhar qual é o problema da publicação, optando por “acredito que não deveria estar no Facebook” e, por último, “é ameaçador, violento ou suicida”.
Uma equipe de análise de conteúdo do Facebook analisará o post denunciado e enviará uma notificação ao usuário com três opções de ajuda: enviar uma mensagem a um amigo, receber dicas para lidar com a situação e entrar em contato com uma linha de ajuda. Nesta etapa, a CVV, que oferece atendimento gratuito a quem precisa de apoio emocional, oferece apoio por meio de seus voluntários via chat online, telefone ou e-mail.
O usuário que reporta a mensagem depressiva também recebe uma mensagem com sugestões para auxiliar o amigo. Uma delas é entrar em contato com o próprio CVV para receber orientações sobre o assunto. A ONG atende cerca de um milhão de pessoas no país por ano.
Do Portal Imprensa
você pode gostar também