-Publi-A-

Familiares de pacientes que serão transferidos para Belém-PA fazem apelo para acompanhá-los

Gilson Almeida | 24 Horas
[email protected]

Parintins (AM) – Familiares de pacientes com Covid-19 que estão em estado grave no hospital Jofre Cohen, referência no tratamento da doença em Parintins, que serão transferidos para Belém do Pará, fazem apelo para acompanhá-los. A transferência dos pacientes será feita pelo Governo do Estado do Amazonas.

De acordo com os familiares, a princípio foi decidido que os acompanhantes poderiam ir junto na mesma aeronave, mas depois os órgãos responsáveis pela transferência dos pacientes voltaram atrás dessa decisão.

Um dos familiares que faz o apelo é Franciele Azevedo, 29 anos, que está com a mãe, dona Adailza Azevedo, 54 anos, internada há uma semana no Jofre Cohen. “Quero fazer um apelo às autoridades do município de Parintins, que dêem esse apoio para nós, acompanhantes. Eu quero acompanhar minha mãe, porque depois que eles irem para lá vai ficar difícil de se obter informações. Então, faço esse apelo para irmos com eles na mesma aeronave. Não é só eu, tem seis pacientes para ir e seis acompanhantes também”, disse.

Outro paciente que seria transferido para Belém era o artista Ivan Rodrigues de Souza, 46 anos, mas ele não resistiu e faleceu hoje, 17, por volta das 03h30.

O secretário municipal de Saúde, Clerton Rodrigues, informou que o Governo do Estado solicitou logística para fazer a transferência dos pacientes e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) está trabalhando juntamente com a equipe do hospital Jofre Cohen para fazer essa ação. O secretário disse ainda que está aguardando também a logística do Governo do Estado para ser feita a transferência desses pacientes para a cidade paraense e que a ida dos acompanhantes ainda está sendo discutida.

“Uma das coisas que foi questionada é o fato de que durante o transporte os acompanhantes não poderão estar juntos, mas é uma coisa que ainda está sendo discutida junto com o Governo do Estado e nós estamos no aguardo para ver a definição se vai ser realizada a transferência para Belém, se vai ou não acompanhante. Estamos aguardando essas definições”, explicou o secretário.

A transferência dos pacientes do Amazonas para outros estados do país acontece devido o sistema de saúde pública de Manaus estar em colapso com o aumento de casos e internações.

você pode gostar também