Fax Clube homenageou os 30 anos do Bumbódromo

Foto: Naldo Silva

Cayo Dias | 24 Horas

[email protected]

No balanço da toada a ala tururi do bloco brincou carnaval em uma única torcida, juntando as galeras do azul e do vermelho

Com o enredo “Bumbódromo, 30 anos da Arena dos Festivais”, o bloco Fax Clube adentrou a avenida do samba às 1:50 da madrugada de terça-feira, mostrando a história de um dos maiores pontos turísticos de Parintins, onde acontece a disputa entre Garantido e Caprichoso, todos os anos no último final de semana de junho. “A cultura do boi bumbá hoje é referência no Brasil e no Mundo, nada mais justo do que prestar essa homenagem a este templo da arte”, foram as palavras do presidente da Fax, Maurício Porto, ao descrever o enredo apresentado.

A comissão de frente do bloco “Pajés e a Arena Sagrada do Festival” surpreendeu com a coreografia montada pelos coreógrafos do Boi Garantido, Idelrin Klinger e Rodrigo Cabral. Os componentes representaram uma ordem de pajés e xumarés que abençoam com seus gestos e com sua coreografia enchem de encanto a arena sagrada para a disputa de arte dos dois bumbás.

comissão de frente do bloco “Pajés e a Arena Sagrada do Festival”. (Foto: Naldo Silva)

E como o samba enredo já dizia, no balanço da toada a ala tururi do bloco brincou carnaval em uma única torcida, juntando as galeras do azul e do vermelho. A rainha Tarciara Thaylla, mostrou ginga, ao misturar o samba e o dois pra lá e dois pra cá da toada.

O carro alegórico confeccionado pelos artistas dos bois, Alessandro Souza, Lenno Souza e Rogério Gonçalves, trouxe no centro um rio com a rainha das águas, a Yara, um dos ícones do folclore brasileiro e um mito indígena. O maior destaque do abre alas era o artista mais inovador do festival de Parintins, o mestre Jair Mendes, que revolucionou o festival com suas criações. Nas laterais, os tambores representavam a musicalidade única e encantadora do ritmo de boi bumbá, com a Marujada do Caprichoso e a Batucada do Garantido. Os destaques do carro foram confeccionados pelo renomado artista do festival, Makoy Cardoso, que atualmente faz parte do quadro artístico do boi azul.

você pode gostar também