Fé, devoção e emoção na recepção de Nossa Senhora do Carmo, na Cidade Garantido

 Uma demonstração de fé e devoção marcou a presença da imagem peregrina de Nossa Senhora do Carmo, no complexo de galpões da Cidade Garantido, nesta quinta-feira, 26. 

Os trabalhos das equipes foram paralisados para saudar a Mãe do menino Jesus.  Artistas de tribos e alegorias, além dos demais trabalhadores do bumbá puderam reverenciar mais uma vez a Santa, após dois anos de pandemia. O elenco de artes e diretores do bumbá realizaram momentos de oração e reza do terço à padroeira. 

Em procissão, a Santa padroeira dos parintinenses foi conduzida até o palco do curral Lindolfo Monteverde, ao ritmo de toadas e hinos de louvores à Virgem do Carmelo, na voz do levantador de toadas David Assayag, que  se emocionou por poder mais uma vez saudar Nossa Senhora do Carmo.

“A gente fica realmente emocionado ao voltar a cantar à Santa e recebê-la na cidade Garantido depois de dois anos de pandemia, pedindo proteção à todos os trabalhadores e para que seja um festival maravilhoso”; disse o levantador. 

Entre os devotos de Maria Mãe, o presidente Antônio Andrade Barbosa, ressaltou a fé e a religiosidade do boi Garantido. 

“ O Boi Garantido é um Boi religioso, fruto de uma promessa de Lindolfo que já dura mais de cem anos  É isso que move o povo de Parintins, move o Boi Garantido e, com certeza,   nos ajudará muito  Estamos correndo contra tempo, mas com toda certeza vamos chegar dia 24 com um Garantido soberano, grande campeão dentro da arena” afirmou. 

Para o integrante da Direção Geral de Espetáculo (DGE), Mencius Melo, o momento se  traduz como um ato de entrega e confiança à Virgem Maria.

“Fé é o que nos move agora. Estamos a um mês do maior festival de todos os tempos, no menor tempo de todos os tempos para  fazermos. Somente a fé, a coragem,  a devoção a Nossa Senhora e a capacidade de construir arte sobe as benção de Deus faz com que o Garantido chegue pronto, inteiro e preparado à arena. É pouco tempo e muita Fé e nada exprime esse sentimento de superação é olhar a imagem de Nossa Senhora e acreditar que tudo dará certo”, garante. 

A visita da Santa ao boi Garantido faz parte da programação da Festa de Nossa Senhora do Carmo 2022, que tem como tema: “Maria, mãe e educadora na fé!” e o lema: “Virgem sábia, dá-nos a sabedoria de educar com amor”.

Para Sorin Sena, é uma grande emoção receber a Santa depois de uma pandemia que levou pessoas que fizeram parte do Boi. 

“Estamos muito felizes em receber a santa. Ela vem nos agraciar com a presença para recebermos  a bênção, para fazer que a galera reflita e saiba amar o próximo, eu estou muito feliz e estamos com 90% pronto e só com a benção dela e Deus para a gente a apresentar um belo espetáculo na arena” afirmou. 

A peregrinação da Santa segue a programação de visitas às instituições e educandários do município. A presença da Virgem do Carmelo nos locais de trabalho dos bumbás Garantido é um momento de contato direto entre a Santa e os trabalhadores da arte.

Fotos: Paulo Sicsu

você pode gostar também