Festa do Carmo usa tecnologia para consolar e levar esperança de dias melhores às famílias

Foto: Michael Paixão/Paulino Produções

Gerlean Brasil | 24 Horas

[email protected]

As redes sociais Facebook e YouTube vão somar forças às ondas sonoras do rádio para a realização da Festa de Nossa Senhora do Carmo, de 06 a 16 de julho, com mensagem de consolação e esperança às famílias, nesse momento da pandemia da Covid-19. A Diocese de Parintins adequou o tradicional evento religioso da igreja católica, devido às medidas preventivas e restritivas provocadas pelo novo coronavírus.

Neste dia 06 de junho, o tradicional Círio de Nossa Senhora do Carmo, com saída da Igreja de São José Operário, que marca o início da festa, ficou inviabilizado, devido às recomendações de saúde para evitar aglomeração. Mesmo assim, devotos da Padroeira de Parintins ornamentaram as frentes das residências no trajeto da Avenida Nações Unidas, Rua Senador Álvaro e Avenida Amazonas.

Foto: Gerlean Brasil

Não haverá programação social, nem bingão, durante os 11 dias da Festa do Carmo, com a participação de fiéis, devido às recomendações para evitar aglomeração, por conta dos riscos de contágio da Covid-19. O evento se adaptou à pandemia do coronavírus e será focado em momentos religiosos promovidos diariamente na Catedral de Nossa Senhora do Carmo, sem a presença do público.

Todos os dias da festa, pela manhã, ocorrerão missas às 6h, com transmissão semente pela Rádio Alvorada de Parintins. O Momento Mariano, a partir das 18h, com terço, novena e missa, será divulgado aos fiéis pelas redes sociais na página da Catedral no Facebook ou em Canal no YouTube e também pela Rádio Alvorada, de acordo com a programação das paróquias responsáveis por cada noite.

A Festa do Carmo 2020 tem como tema “Maria, Mãe da Consolação e da Esperança” e lema “Rogai por nós que recorremos à vós”. “O projeto da Festa do Carmo 2020 já estava todo planejado para a celebração dos 60 anos da Catedral. Diante da pandemia da Covid-19, viu-se a necessidade de mudar toda essa estrutura e a questão da temática do evento”, afirma o membro da comissão organizadora da festa, André Nascimento.

A festa ganhou sentido de vida e de fé. “Tiramos um pouco a atenção aos 60 anos da Catedral, sem deixar de lado, dada a sua importância, mas nos concentramos nesse momento em que as famílias passam por dificuldades de dor. Trazemos Maria como esse exemplo de consolação e de esperança por dias melhores, principalmente por quem perdeu seu ente querido, explica André Nascimento.

Uma live com atrações locais, na área paroquial, marca a abertura da Festa do Carmo, às 20h30, hoje. No decorrer dos 11 dias, haverá o projeto Tenda Solidária, na Praça da Catedral, para coletar materiais de limpeza que serão doados ao Hospital Padre Colombo, assim como alimentos não perecíveis a serem revertidos em cestas básicas destinadas às famílias em vulnerabilidade social na comunidade.

O Bazar da Festa do Carmo, onde funciona à comercialização de comidas, será ponto de referência de entrega de cartazes do evento, venda de camisa da temática, de terços, entre outros produtos. Mesmo sem a passagem da imagem da Santa pelo percurso do Círio, por conta do horário do Toque de Recolher, para evitar aglomeração, as famílias se prepararam para reverenciar o momento religioso.

A Procissão, no dia 16 de junho, também foi alterada, por conta da pandemia. “Quem quiser pagar sua promessa, caso a pessoa queira, pode converter em doações. Os fiéis podem procurar as tendas, na Praça da Catedral, ou a secretaria da Paróquia, no horário de 8h às 16h. Isso é para promesseiros que vestem os filhos de anjo, fazem o percurso da procissão descalços, ou outras formas de manifestações”, frisa André Nascimento.

Neste dia 06 de junho, salvas de fogos saudaram a Padroeira de Parintins, a primeira às 6h, e a segunda às 12h. Ao longo dos 11 dias, a Catedral de Nossa Senhora do Carmo receberá fiéis, sob um rigoroso sistema de controle na entrada, com orientação de equipe da Vigilância em Saúde, sem causar aglomeração interna. De 07 a 15 de julho, a igreja fica aberta das 8h às 14h. No dia 16 de junho, o horário será das 8h às 12h.

você pode gostar também