Festribal 2016: Jurados do Festribal de Juruti virão do RN,DF, MT e MS

O Tribódromo será o local do Tribal Folia Foto: Riso Alencar | 24horas

Jurados chegam hoje para o julgamento das tribos Munduruku e Muirapinima

Riso Alencar

Frank Freitas

Sinny Lopes | 24 horas

Juruti (PA) – O Festribal de Juruti é considerado a maior disputa de tribos indígenas do Brasil. Realizado no interior do estado do Pará as apresentações no Tribódromo reúnem cores, beleza, alegorias e a empolgação das torcidas das agremiações. O julgamento é muito sério e conta com a participação de jurados que vem de outros estados para a avaliação do espetáculo tribal.

De acordo com o regulamento, os julgadores não podem ser de estados da região Norte. Este ano as tribos Muirapinima,  Munduruku, e a Comissão Organizadora da Escolha dos Jurados do Festribal (COEJ) definiram que os jurados deste ano virão do Rio Grande do Norte, Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Tribos realizaram intensos ensaios para o espetáculo de hoje a noite. Foto: Riso Alencar|24 horas
Tribos realizaram intensos ensaios para o espetáculo de hoje a noite. Foto: Riso Alencar|24 horas

Eles devem chegar daqui a pouco em Juruti e ficarão  recolhidos em um hotel sem nenhum tipo de contato com qualquer pessoa que não integre a organização do evento. “Os jurados serão apresentados as torcidas antes do início das apresentações quando chegarem ao Tribódromo, onde ficam em cabines separados completamente herméticas, não podendo se comunicar entre eles”, afirma a coordenação do espetáculo.

A porta estandarte é um dos itens julgados. Foto: Riso Alencar|24horas
A porta estandarte é um dos itens julgados. Foto: Riso Alencar|24horas

Itens avaliados

Os jurados do Festribal julgam os seguintes itens: Apresentador, Porta Estandarte, Guardiã Tribal, Tuxaua, Índia Guerreira, Pajé, Canto Indígena, Regional, Evolução, Ritual Indígena, Alegoria, Tribo Originalidade, Tribo Coreografada, Originalidade em Conjunto, Harmonia e Galera.

24 horas

O Portal Parintins 24 horas estará presente no espetáculo com os enviados especiais Sinny Lopes, Riso Alencar, Frank Freitas e a colaboração de Damião Soares.

você pode gostar também