Festribal: Festa esquecida no meio da Floresta

Fotos: Katiuscia Ferreira

Abandonado pelo estado – Que o Festribal das tribos de Juruti é uma das mais belas manifestações da cultura do estado do Pará, isso ninguém tem dúvida. Neste fim de semana o espetáculo foi realizado levando turistas de vários lugares do Brasil, dança, ritmo, alegorias e a reprodução do cotidiano indígena somado a criatividade do artista do município paraense foram responsáveis pelo sucesso do espetáculo. Só quem não ver o esforço do município é o Governo do Estado.

Nos bastidores da festa uma das justificativas dadas por assessores do chefe do executivo estadual é a falta de eleitores suficientes para “justificar os investimentos na festa”. Quem defende o evento lembra que a Assembleia Legislativa do Estado do Pará já reconheceu o Festribal como um dos principais eventos culturais do Pará, mas o governador nem viaturas envia para auxiliar a polícia do município. Então, apenas os votos de Juruti interessam ao Governador do Estado?

Muirapinima – A tribo Muirapinima quebrou a sequência de títulos da tribo Munduruku. Campeã nos últimos três anos “a tribo verdadeira” defendeu o tema “O mistério dos Pajés”, mas foi o tema “Mística da Vida” que convenceu os jurados. Os “muirá” venceram e quem celebrou bastante o título foi a porta estandarte do Boi Caprichoso Marcela Marialva que antes de ser item do boi Caprichoso era porta estandarte da Muirapinima. Parabéns as duas tribos e parabéns pela vitória aos diretores, itens e torcida da Muirapinima.

Maná – O trabalho da Maná Produções e Eventos recebeu elogios não apenas das Tribos Munduruku e Muirapinima, mas também dos próprios patrocinadores do evento cultural. Mais uma conquista da empresa dirigida por André Guimarães, Márcia Nogueira e Tiago Sena que se torna o maior incentivador do Festribal. A gerente de responsabilidade Social do Instituto Alcoa no Brasil foi uma das pessoas que elogiou o trabalho da Maná. “Obrigada pelo profissionalismo de vocês. A Alcoa se sentiu muito prestigiada em Juruti com a entrada da Maná no evento”,  reproduziu em seu perfil nas redes sociais Márcia Nogueira da Maná.

Novo Candidato – Flávio Farias é quem deve anunciar em breve sua candidatura a eleição do Boi Garantido. Ele fez o anuncio na última semana ao radialista Walter Lobato.

Unidos Somos Mais Fortes – Nos bastidores da eleição vermelha também se comenta aproximação das chapas de Marco Aurélio Medeiros e Fábio Cardoso. Na semana passada, em uma emissora de rádio, uma enquete mostrou que os dois juntos batem o candidato Antônio Andrade.

No rádio – Apesar dos rumores da junção das chapas de Medeiros e Cardoso.  Marco Aurélio e Tatiane Barros anunciam para esta segunda-feira, ás 15 horas, o programa da chapa na rádio Clube de Parintins.

Justiça – O Juiz Fábio César Olintho é rigoroso no que diz respeito a fiscalização da propaganda eleitoral e na apuração de denúncias. No fim de semana durante os eventos promovidos pelas coligações de Amazonino Mendes (PDT) e Eduardo Braga (PMDB)  foram aprendidos veículos e mandou baixar o volume das caixas de som que estava acima do permitido. Até os bois Caprichoso e Garantido não ficaram de fora da fiscalização.

CNJ – O Juiz André Borges do juizado especial cível e criminal recebeu as parabenizações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por cumprir as metas estabelecidas pelo conselho.

Contato com a coluna

E-mail[email protected]

Whatsaap – (092) 99173-9585

Facebook – www.facebook.com/parintins24hs

Twitter – @Parintins24hs

Instagram – @parintins_24hs

 

1 COMENTÁRIO

  1. Isso, e verdade do governo do estado que jamais tem investido na nossa cultura local, uma pessima demonstração que do nosso municipio quer apenas votos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here