-Publi-A-

Filhos de Faro (PA) residentes em Parintins (AM) doam materiais à sua cidade para o enfrentamento da Covid-19

Foto: Gilson Almeida.

Gilson Almeida | 24 Horas
[email protected]

Após repercutir nacionalmente a situação da saúde na cidade de Faro (PA), farenses residentes em Parintins (AM) se mobilizaram para arrecadar alimentos, materiais de higiene e limpeza e produtos hospitalares para serem doados para sua cidade natal na ajuda ao enfrentamento da Covid-19. A ação solidária foi coordenada por Josimar Marinho, chefe do gabinete do prefeito de Parintins Bi Garcia, e pelo diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Fermiliano Tavares.

Foram doadas cestas básicas, medicamentos, material químico cirúrgico, materiais de higiene e limpeza, oxímetros, entre outros equipamentos para serem adaptados nas balas de oxigênio. A entrega desses materiais ocorreu no domingo (24) na Secretaria de Saúde de Faro.

Josimar Marinho agradece todas as pessoas que colaboraram com a ação e pede para os moradores ficarem em casa, usar máscara, higienizar as mãos com água e sabão ou álcool 70% para frear o aumento de casos de Covid-19 e internações no município. Ele disse ainda que Parintins também está em alerta para não deixar faltar oxigênio e por isso não foi possível doar cilindros de oxigênio, mas assim que possível o Município também irá ajudar o povo de Faro. Parintins possui duas usinas de oxigênio que produz cerca de 40 metros cúbicos de oxigênio.

“Essa mobilização é no mundo todo. Todos estão procurando ajudar da melhor forma possível. Sou de Faro, o Fermiliano também é. Eu conversei com o prefeito Bi Garcia e ele pediu para que pudéssemos ajudar dentro de nossas condições e nós ligamos para nossos amigos. Tem muitos empresários filhos de Faro que moram em Parintins que se sensibilizaram e contribuíram. Então agradeço aqui as todas as pessoas que colaboraram”, disse Josimar.

Fermiliano Tavares disse que ficou triste ao ver Faro em uma situação difícil e não conseguiu ficar de braços cruzados. “Sabendo da situação que Faro estava passando, o povo de Faro radicalizado em Parintins procurou ajudar a pedido do Josimar e nós demos a nossa contribuição”, falou.

A secretária municipal de Saúde, Edilza Farias, agradeceu o gesto solidário tendo em vista que o município, segundo ela, chegou a ficar 12 horas sem oxigênio e quatro pessoas da mesma família irem a óbito. Eles eram residentes de Maracanã (PA) e estavam se tratando da Covid-19 em Faro (PA). “Com certeza eles estão ajudando na hora que Faro está precisando. Hoje graças a Deus e ao empenho do nosso prefeito as coisas estão melhorando, mas a gente agradece a contribuição de qualquer pessoa. Toda ajuda é bem-vinda”, agradeceu.

Até ontem o município registrou 856 casos confirmados, 776 pessoas recuperadas e 10 óbitos.

você pode gostar também