Fopin divulga programação de palestras e oficinas

Neste ano, o foco do evento é falar sobre produção de documentários para TCC e edição de vídeos com o celular

A organização do 3º Festival de Cinema Focaliza Parintins (Fopin 2021) divulga programação de palestras e oficinas para o evento. Neste ano, optou-se por palestrantes do próprio curso de Comunicação Social/Jornalismo do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia, da Universidade Federal do Amazonas (Icsez/Ufam). A deia é fortalecer um diálogo comum a todos os participantes, com uma linguagem acadêmica e compreensível. “Estamos atendendo ainda um pedido dos alunos com palestras voltadas à áreas que eles necessitam conhecimento”, observa a coordenadora do evento, professora Graciene Siqueira.

No dia 29 de novembro, às 14 horas, ocorre a palestra “Produção de Documentários para TCC”, com mediação dos jornalistas Taíssa Guerreiro e Rodrigo Lago. Serão abordados os detalhes das etapas de produção de um documentário acadêmico voltado para o Trabalho de Conclusão de Curso, a partir da experiência adquirida por cada um deles durante a finalização do curso.

Para Taíssa Tavares, a troca de conhecimentos é fundamental no processo de construção de um documentário. “É necessário compreender todas as fases do trabalho, estar ciente das dificuldades e traçar estratégias para concluí-lo com maestria. A palestra será um espaço para que eles possam tirar suas dúvidas sobre os assuntos relacionados ao universo audiovisual para TCC”, pondera.

No dia 30 de novembro, às 14 horas, está marcada a oficina “Edição de Vídeo com o Celular”, ministrada pelo acadêmico de Comunicação Social/Jornalismo Pablo Luz. O espaço é dedicado para o aprendizado de montagem básica de produções audiovisuais a partir do aparelho celular, com auxílio do aplicativo InShot, disponível para o download no sistema iOS e Android.

Pablo explica que o objetivo final da oficina é oportunizar aos participantes a criação de um vídeo, que será apresentado por eles. “Eles terão todo o embasamento necessário para planejar, gravar, editar e concluir a produção desse material, com ferramentas práticas do cotidiano. Será um momento enriquecedor”, destaca.

Conheça nossos palestrantes

Taíssa Guerreiro é mestranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UNESP (Bauru/SP). É participante do GEA (Grupo de Estudos Audiovisuais) da UNESP. Jornalista formada pela UFAM Parintins. Desenvolveu o documentário “PEGADAS DE VIDA NA AMAZÔNIA” como TCC, exercendo as funções de diretora, produtora, roteirista e editora. Em 2020 e 2021, recebeu o Prêmio Expocom de Melhor Filme de Não-ficção/Documentário/Docudrama da Região Norte.

Rodrigo Lago é jornalista formado pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), fotográfo, cinegrafista, editor, atualmente trabalha na assessoria de comunicação da Prefeitura de Barreirinha.

Pablo Luz é graduando em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Ganhou o prêmio de fotografia Professor Dr. Yuri Bueno no Intercom Norte 2019. Como criador de conteúdo digital, aprimorou suas habilidades em videos com fotomontagem e transições. Além da aprendizagem prática, também participa de cursos voltados para a área da produção audiovisual, como fotografia e edição de vídeos.

Vagas

Ao público interno da Ufam Parintins serão disponibilizadas 25 vagas para participação na palestra e na oficina por meio de formulário. Os demais interessados em acompanhar as atividades podem assistir pela página do Fopin no Facebook, no link: www.facebook.com/fopinoficial

O 3º Festival de Cinema Focaliza Parintins (Fopin) ocorre de 29 de novembro à 1º de dezembro de 2021, em formato totalmente virtual. O evento é coordenado pelo curso de Comunicação Social/Jornalismo da Ufam campus Parintins.

você pode gostar também