Fotógrafa Manauara vence concurso internacional com imagem de mãe e filho em parto

Com a foto intitulada “O maior amor do mundo” – de uma mãe emocionada ao receber o filho nos braços após o parto -, a fotógrafa manauara Anne Lucy Silva Barbosa, de 35 anos, foi premiada em duas categorias do concurso internacional de fotos de parto realizado em 2021 pela Associação Internacional de Fotógrafos de Partos Profissionais (IAPBP).

A fotografa venceu na categoria “delivery“, em que somente os jurados analisam as fotos, e ainda como a melhor foto geral na escolha de todos os membros associados. Em entrevista à reportagem, a fotógrafa explicou que a foto foi feita em dezembro de 2019.

“Era um acompanhamento de parto da mãe chamada Lurdiane com o filho Arthas. Ela escolheu ter um parto normal. Foram horas em trabalho de parto. A mãe foi muito resiliente, corajosa, guerreira e lutou bastante pela via que ela tinha escolhido para ter seu primeiro filho, mas pela demora, ela acabou precisando de uma cesária. A mãe e o bebê ficaram bem e, assim, a gente consegue ver na foto que é a primeira vez que ela está vendo o filho dela, então consegue transbordar toda a emoção daquele momento”, comentou.

“A mãe estava horas e horas em trabalho de parto e finalmente estava com o filho nos braços. É emocionante”

Foi em 2017 que Anne Lucy começou a fotografar partos, depois do nascimento do filho, Benjamin Gael, atualmente com 4 anos. Desde então, ela já fotografou mais de 150 famílias.

“Foi por causa dele, do meu filho, quando eu engravidei que eu comecei a fotografar. Antes dele, eu não era profissional. Sempre fui amante da fotografia, mas só quando eu engravidei, descobri as fotos de partos humanizados, pois eu estava decidindo qual via de parto eu ia fazer. Logo, descobri as fotos e vídeos de partos humanizados, me apaixonei e decidi que eu queria trabalhar com isso”, disse.

Anne soube que venceu o concurso na segunda-feira passada, dia 8 de fevereiro, por meio do perfil oficial da associação em uma rede social. “Demorou um pouco para cair a ficha. Era algo que eu esperava há bastante tempo. Fiquei muito feliz, pois estamos passando por um momento bem complicado na nossa cidade. Foi uma notícia boa em meio a tantas ruins de ultimamente”, completou.

O último parto que Anne fotografou foi no dia 17 de dezembro de 2020. No entanto, com os aumentos de casos da Covid-19 no Amazonas, os hospitais proibiram a entrada dos profissionais.

“Estou muito feliz, principalmente por ter sido a única representante brasileira nessa edição. Principalmente por ser da região Norte e ser amazonense. Agora, acredito que teremos mais visibilidade para os artistas daqui. Temos artistas talentosos. É muito bom poder levar o nome da região Norte para o mundo. Sou muito grata a todas as famílias que me contratam. Isso só é possível através delas que acreditam no meu trabalho”, finalizou.

Com informações do g1

você pode gostar também