Frente fria chega no AM até domingo (23) e deve derrubar temperaturas para abaixo de 20ºC

Clima mais ameno deve ser percebido nas áreas sul e sudoeste do Estado a partir da madrugada desta sexta-feira (21). No entanto, massa de ar frio não deve avançar sobre Manaus.

Uma frente fria que chega a quase todas as regiões do Brasil a partir deste fim de semana deve causar chuvas e queda de temperatura nas áreas sul e sudoeste do Amazonas a partir da madrugada desta sexta-feira (21). Segundo o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), municípios dessas áreas podem ter temperaturas mínimas abaixo de 20ºC até domingo (23).

De acordo com especialistas, a chegada da massa de ar frio vai causar fortes chuvas na maior parte do País, porque há um sistema frontal, ou seja, o encontro de massas de ar com características diferentes, como de temperatura — uma mais fria com uma mais quente, por exemplo.

De acordo com o Sipam, o tempo frio deve perdurar até o domingo no Estado, quando as temperaturas começam gradativamente a ter um aumento.

A massa de ar frio deverá atuar, também, nos setores oeste e centro-oeste do Estado durante o final de semana, com padrão de queda das temperaturas menos acentuado.

Apesar da frente fria abranger os setores sul-sudoeste e também oeste e centro-oeste do Amazonas, conforme o Sipam, a massa não deve avançar sobre a capital Manaus. Segundo o órgão, as temperaturas devem se manter conforme o previsto para o ‘verão amazônico’.

Onda histórica de frio

Francisco de Assis, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), afirma que grande parte do país será atingido pela onda de frio. Esta é a terceira vez que o fenômeno ocorre no Brasil este ano, mas a primeira com tamanha intensidade e abrangência. ‘

Com informações do g1

você pode gostar também