Freyser e as cores

As próximas exibições de arte serão na Austrália e Nova Zelândia no mês de Dezembro e nos Estados Unidos nas cidades de Miami no e Nova York nos meses de janeiro e fevereiro 2017

Por Inaldo Albuquerque

Um  menino com o olhar no horizonte contempla as cores. No seu universo o céu, o rio e a floresta, e dentro dessa imensidão verde, centenas de elementos vistos e admirado por um menino de estatura pequena, mas de grandes sonhos. Esse menino sabe que esses elementos o libertará, sente que bichos, insetos e flores são algo divinos que será o canal para transcender a arte, criar caminhos onde visivelmente não há saída, mas como se sabe o artista surge nas adversidades.

De um lugar longínquo, o menino admira os transatlânticos a passar e isso impulsiona o sonho desse menino de traçar seus primeiros rabiscos, ora com as tintas da floresta, ora com os sobras das tintas usadas nas pinturas das embarcações ribeirinhas. Surge um sonho, traça-se um objetivo e um artista começa a surgir, de dentro da floresta para o mundo o sobrenome Andrade consagrado por vários artista desse vez vai brotar não como uma majestosa castanheira, mas no talento genial de um pequeno grande homem de olhar triste, mas que nas cores vibrantes de suas telas transmite toda a alegria de sua alma.

A profecia se cumpre, e o menino se agarra em todas as oportunidades, e o sonho impossível de entrar no navio de torna real através de sua arte que encanta a todos, e faz o mundo conhecer as obras que surgem de sua paleta. Na exposição perspectivas pude sentir um pouco de sua obra, e no biótipo de casa mulher pintada de cada país a peculiaridade do olhar, a delicadeza dos gestos e a descendência de retratar com propriedade detalhes que o tornam um excelente artista.

Ultimamente tenho me sentido orgulhoso de ser parintinense, e ter tido a honra de conhecer pessoalmente o Freyzer Andrade. Parabéns e que suas obras alegrem o planeta.

* Inaldo Albuquerque é turismólogo (Estudou Bacharel em Turismo e Tecnólogo em Gestão Ambiental. na instituição de ensino UEA, Assessor de eventos Boi Garantido)

ALGUMAS FOTOS DA EXPOSIÇÃO “PERSPECTIVA ”

 

# NOTA DA REDAÇÃO: Exibição aberta no Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro. O artista plástico Freyzer Andrade, parintinense da Comunidade da Valéria é o responsável da exposição “perspectiva ”  e já percorreu mais de 20 países. Sucesso  internacional. As próximas exibições de arte serão na Austrália e Nova Zelândia no mês de Dezembro e nos Estados Unidos nas cidades de Miami no e Nova York  nos meses de janeiro e fevereiro 2017.

Fotos: Inaldo Albuquerque, página Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro e Riso Alencar

Do Parintins Amazonas

você pode gostar também