-Publi-A-

FVS descarta contaminação por H1N1 em pacientes de Borba, interior do AM

Grupo foi transferido para o Hospital 28 de Agosto (Foto: Sérgio Rodrigues/G1 AM)

Grupo chegou ao HPS 28 de Agosto no dia 1º de janeiro com sintomas da doença. Resultado dos exames foram divulgados nesta quarta (3).

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS) descartou a suspeita de contaminação do vírus H1N1 em seis pacientes do município de Borba, a 215 km de Manaus. O resultado dos exames foram divulgados nesta quarta-feira (3) e deram negativo para o vírus da Influenza A. A suspeita foi levantada devido à semelhança com os sintomas da doença.

Após os exames, que foram realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), os pacientes foram diagnosticados pneumonite eosinofilica, uma doença que não é contagiosa. O grupo deu entrada na unidade de urgência e emergência do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto no dia 1 de janeiro, após a transferência do município.

Dos seis pacientes, apenas dois continuam internados no pronto-socorro. Em nota, o diretor-presidente da FVS, Bernardino Albuquerque, a pneumonite é uma reação alérgica e o tratamento é realizado com antialérgico.

“Todos os exames deram negativo, mas apontaram a pneumonite. Com isso, já iniciamos o tratamento com antibiótico antialérgico e estamos dando toda a assistência para liberar as duas pessoas que ainda não estão internadas”, afirmou.

Os dois pacientes internados têm o quadro de saúde estável e estão em observação. Após receberem alta, eles devem ser acompanhados com tratamento ambulatorial. Os últimos casos de H1N1 foram registrados em 2016.

A suspeita da doença foi levantada devido à semelhança entre os sintomas como febre, dores no corpo, dificuldade na respiração, tosse, e outros.

Originalmente publicado pelo G1 Amazonas

você pode gostar também