Garantido celebra a tradição de Lindolfo e brinca pelas ruas de Parintins

Foto: Torcedora do Garantido recebe eufórica o bumbá em sua casa. Foto: Katiuscia Ferreira

O Garantido brincou nas ruas, nas casas ao redor das fogueiras lembrando os primeiros anos da brincadeira do boi bumbá em Parintins

Katiuscia Ferreira | 24 horas

[email protected]

Parintins (AM) – No quintal da casa onde morou Lindolfo Monteverde, no conhecido curral tradicional do boi Garantido, as senhoras da velha guarda e a família do fundador realizaram a tradicional ladainha executada todos os anos no dia 12 de junho véspera de Santo Antônio, o padroeiro dos enamorados. As orações, as comidas típicas, as ruas enfeitadas e a junção do antigo e o novo, do sagrado e o profano integraram o cenário, que nem a forte chuva que caiu no inicio da noite deste domingo, 12, atrapalhou.

Garantido brinca ao redor de fogueira. Foto: Katiuscia Ferreira.
Garantido brinca ao redor de fogueira. Foto: Katiuscia Ferreira.

De acordo com Cleumara Monteverde, neta do fundador do Boi Garantido, a tradição da Ladainha ocorre há várias décadas quando Lindolfo prestou homenagem a sua esposa. A programação teve ainda a participação das crianças que integram o ponto de cultura da Associação Lindolfo Monteverde. “Todos os anos a família cumpre a promessa de Lindolfo Monteverde de fazer a ladainha pelas senhoras da velha guarda do Garantido. Faz parte de um compromisso de fé que a família tem em realizar essa programação”, explica a descendente do criador do touro branco.

DSC_0189
Foto: Katiuscia Ferreira

Após a quermesse no curralzinho da baixa o Garantido ganhou as ruas acompanhado por uma multidão de torcedores que vestindo as camisas encarnadas invadiram as ruas e a madrugada desta segunda-feira.

No trio Israel Paulain embalou os torcedores. Durante parte do trajeto o presidente do bumbá Adelson Albuquerque o vice Fábio Cardoso conduziram o boi do Coração.

DSC_0041
Batucada do Garantido ainda durante a ladainha. Foto: Katiuscia Ferreira.

Ao longo do percurso pela armando Prado e Avenida Amazonas fogueiras na frente das casas. Em uma dessas residências estavam Emerson Maia (autor da toada lamento de raça) e Braulinho Lima (autor da toada Tic tic tac) dois grandes nomes da toada vermelha que juntos cantavam enquanto o rubro cortejo tomava conta das vias.

Papel picado é lançado durante o cortejo sobre os torcedores do Garantido. Foto: Katiuscia Ferreira.
Papel picado é lançado durante o cortejo sobre os torcedores do Garantido. Foto: Katiuscia Ferreira.

Mudança de data

A família Monteverde realiza a quermesse pela promessa a São João Batista no dia 22 de junho no curral da baixa do São José. Uma vez que no dia 24 será a primeira noite de apresentação na arena do bumbódromo. “A família envolve todas as pessoas para que a manifestação continue acontecendo e o importante é que nós conseguimos, depois de todos esses anos, depois de Lindolfo ter partido manter essa tradição. O nosso amor pelo garantido vai ser eterno”, garantiu Cleumara Monteverde.

DSC_0084

você pode gostar também