Geradores de energia são levados do Amazonas para o Amapá

Equipamentos e técnicos responsáveis por sua operação foram transportados em aviões da FAB. Estado passa por um apagão há quatro dias.

Vinte e seis geradores de energia elétricas serão levados de Manaus para Macapá. Neste fim de semana, 6 equipamentos e os técnicos responsáveis por sua operação devem ser transportados em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) para o estado, que passa por um apagão há quatro dias.

“Os geradores serão utilizados para gerar energia para serviços essenciais, como centros de distribuição de água, hospitais e postos de saúde”, afirmou a reportagem o diretor-presidente da Amazonas Energia, Radyr Oliveira. “Os funcionários também estão viajando para operar os equipamentos. Fizemos uma força-tarefa para auxiliar com a situação”.

Os equipamentos foram enviados ao governo do Amapá pela empresa geradora Oliveira Energia, que pertence ao mesmo grupo da distribuidora Amazonas Energia. Radyr Oliveira informou que os valores do transporte serão acertados posteriormente.

A previsão é que, até a próxima semana, mais 20 geradores sejam enviados, de balsa, à cidade.

Apagão

 

Um incêndio em uma subestação de energia localizada na Zona Norte da capital Macapá provocou um apagão na noite de terça-feira (3). Treze dos 16 municípios do estado foram afetados.

Na quinta-feira, o governo estadual decretou situação de emergência. Em quatro dias de apagão, 89% da população do estado está sem abastecimento de eletricidade.

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou que foi aberta um investigação para apurar as causas e consequências do incêndio. Ele afirma que a energia no estado será restabelecida em 10 dias.

Com informações do g1

você pode gostar também