Governador do Amazonas abre 34ª Expopin e entrega parque de exposição revitalizado

A abertura da 34ª Exposição Feira Agropecuária de Parintins (Expopin) ficou marcada pela tradicional cavalgada, desta vez, com a inédita participação do governador do Amazonas, Wilson Lima, vice-governador, Carlos Almeida Filho, e secretário de Estado de Produção Rural, Petrúcio Magalhães Júnior, na tarde deste sábado (14/12). Os cavaleiros se concentraram na Praça da Catedral de Nossa Senhora do Carmo e seguiram em direção ao Parque de Exposição Luiz Lourenço de Souza.

Na cerimônia de abertura, o governador entregou ao presidente da Associação dos Pecuaristas de Parintins (APP), Telo Pinto, a autorização da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) para a realização do evento agropecuário, de 14 a 22 de dezembro. Wilson ressaltou que assumiu o compromisso de recuperar o parque de exposição para a retomada da Expopin, quando mudou a sede do governo para Parintins, com o Programa do Amazonas Presente, em maio.

O governador destacou que o local revitalizado representa um espaço de negócio, porque envolve, além da pecuária, a piscicultura, a agricultura familiar e o empreendedorismo rural. “Há uma cadeia de atividades econômicas que são geradas a partir da pecuária. Isso aqui, gera emprego e renda. É uma forma de resgatar a autoestima do pecuarista que, em algum da história, já teve lugar muito significativo no Estado do Amazonas. Vamos trabalhar para continuar os investimentos no município. Podem sempre contar com esse caboclo”, declarou.

O presidente da APP, Telo Pinto, agradeceu ao Governo do Amazonas, à Prefeitura de Parintins e aos demais órgãos para a 34ª Expopin. “Mostra o interesse em abrir um novo horizonte econômico: o setor primário. A feira e o parque são oportunidades para termos conhecimento técnico, financiamentos e exposição das produções. Fica minha gratidão ao governador por tudo que fez por nós. É um marco essa parceria para a revitalizar o parque e transformar a Expopin, novamente, em um grande evento”, enfatizou.

O prefeito de Parintins, Frank Bi Garcia, classificou a pecuária como alternativa econômica. “Já fomos o maior rebanho do Amazonas e, hoje, somos o quinto. É importante essa atenção do Sistema Sepror para que a gente possa buscar o melhoramento genético e introduzir a pecuária leiteira, porque temos laticínios no município. O Governo do Amazonas, quando investe recursos, em parceria com a Prefeitura, para realizar a Expopin, eu não tenho dúvidas de que esse é o pontapé inicial para voltarmos ao ranking dos maiores rebanhos”, frisou.

O secretário da Sepror, Petrúcio Magalhães Júnior, recordou que, no primeiro semestre, os pecuaristas, liderados pelo presidente Telo Pinto, recorreram ao governador Wilson Lima para pedir ajuda em prol a Expopin. “Parintins não é só boi de pano, é também pecuária. Precisávamos resgatar a tradição desse parque. Eu não lembro de um governador, como o Wilson, que, em um ano, veio tanto a Parintins trazer investimentos, resgatando a pecuária. Isso é a interiorização do desenvolvimento econômico”, avaliou.

O deputado estadual Saullo Vianna ficou honrado em participar do momento e lembrou que o avô paterno é um dos fundadores da feira. “Minha família, meus tios, são pecuaristas até, hoje. O governador veio a Parintins cumprir aquilo anunciado, em reunião aqui no parque de exposição, no mês de maio. Esse governo firma compromisso e vem fazer a entrega. Isso me deixa muito satisfeito e à vontade, em ser da base aliada, em defender o governo e buscar as melhorias ao Estado do Amazonas”, acentuou.

Fotos: Arleison Cruz

você pode gostar também