Governo do Estado, Prefeitura e Eletronorte realizam reunião para monitoramento da Hidrelétrica de Balbina

A Defesa Civil do Estado do Amazonas recebeu, nesta terça-feira (03/05), representantes da Eletronorte, Sema, Ipaam e das Defesas Civis Municipais de Urucará, Presidente Figueiredo e São Sebastião do Uatumã. A reunião tratou sobre a situação da Hidrelétrica de Balbina, localizada no Rio Uatumã. Entre as resoluções definidas na reunião estão que Estado, Prefeitura e empresa vão elaborar planos de barragens, além de construir um cronograma de comunicação permanente entre os órgãos.

De acordo com o secretário Executivo de Defesa Civil, Coronel Francisco Ferreira Máximo Filho, o objetivo da união das instituições é coordenar, planejar e integrar as ações de governo na região visando a integração de informações e o fortalecimento da comunicação entre os órgãos e a população.

“A nossa missão final é entendermos a problemática, buscarmos consensos e soluções dentro da esfera de competência de todos aqui representados. Vamos trabalhar a várias mãos para construir algo que garanta a segurança da população” afirmou o secretário.

O grupo de ações conta com a participação técnica de representantes da empresa responsável pela Usina na fiscalização, orientação e análise técnica. A Prefeitura de Presidente Figueiredo fará o levantamento de necessidades dos municípios, elaboração do Plano de Contingência e primeira resposta nas localidades afetadas.

A união dos esforços busca, principalmente, alertar a população sobre procedimentos de segurança, identificar e buscar reduzir os impactos sociais, ambientais e econômicos que podem ocorrer nas localidades adjacentes.

você pode gostar também
..