Guia Turístico Parintins: Uma forma de conhecer e amar a cultura da ilha

Gilson Almeida | 24 Horas

[email protected] 

Parintins (AM) – A cidade de Parintins, sede do espetáculo dos Bois Caprichoso e Garantido realizado no último fim semana do mês de junho na arena do bumbódromo, é muito visada devido a esse festival feito no meio da floresta amazônica que atrai pessoas de todo o mundo. Pensando nisso, foi criado o Guia Turístico Parintins viabilizado através da Amazonastur e contou com o apoio da Prefeitura.

Diego Gazola foi coordenador de pesquisa e produção fotográfica do guia, além de idealizador do reality ‘Vamos para Parintins’, em que ambos mostram os pontos turísticos da ilha Tupinambarana.

Ele conta que o guia turístico e cultural de Parintins começou a ser produzido em 2006 durante o festival em que a pesquisa de campo foi realizado durante dois meses e lançado no festival de 2007.

Já o reality teve sua a primeira edição em 2015. O Vamos para Parintins é uma viagem anualmente feita através de barco que leva turistas com trajeto: Santarém/Alter do Chão (PA) – Parintins (AM) – Santarém/Alter do Chão (PA).

Para criar o guia, o paulistano viajou de sua cidade natal para Parintins e relata que ficou encantado pelo município e pelo festival. “Para mim, a cidade criativa do Amazonas é Parintins”, disse Diego.

O Guia Turístico Parintins foi construído também pela jornalista Débora Meneses, repórter de texto, e pelo turismólogo Ygor Neves, que auxiliou na pesquisa.

Nele contêm opções de entretenimento, belezas naturais da região e hotelaria. Diego afirma que o Festival Folclórico de Parintins é tratado em cerca de 25% das páginas do guia. “Antes todos pensavam que seria um guia vermelho e azul, porém mergulhamos na pesquisa e se tornou um registro de época sobre a cidade. É uma obra que transcende o turismo. Na minha visão, uma obra essencial para o parintinense compreender o seu território”, declarou.

O Guia Turístico Parintins está incluso no pacote de viagens que pode ser comprado no site http://Vamosparaparintins.com.br ou de forma individual no valor de R$ 50,00 pelo contato de Diego +55 (11) 99436-1284.

A obra é da Editora Empresa das Artes, editor Fábio Ávila.

você pode gostar também