-Publi-A-

Homenagem ao Prof. Dr. Juan Bernardino Marques Barrio

Figura 01: Prof. Dr. Juan Bernardino Marques Barrio.

A Coluna de Astronomia, desta semana, presta  uma singela homenagem a um dos maiores nomes da Astronomia brasileira e sul-americana: Prof. Dr. Juan Bernardino Marques  Barrio.

Ousadia e pioneirismo sempre foram características do Dr. Juan Barrio. Sua carreira profissional no Brasil começou no início dos anos 90, como docente da Universidade Federal de Goiás (UFG).

À frente do Planetário da UFG, Dr. Juan Barrio  ministrou diversos cursos de Astronomia, diga-se de passagem, o planetário  era  mostrado por ele como um ambiente  plural. Nesta perspectiva, todos que compareciam no Planetário da UFG  encontrava entretenimento, ciência,  cultura, ensino, pesquisa e muito mais. Uma marca das sessões  ministradas por ele era o momento no qual  ele respondia aos  questionamentos do público. Era um momento mágico, onde todos  tinham a oportunidade em sanar suas dúvidas sobre Astronomia.

Dr. Juan Barrio foi um dos pioneiros  na criação do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, ofertado pelo Planetário da UFG. Vale ressaltar que, na maioria das vezes, os planetários brasileiros não apresentam  cursos acadêmios atrelados à eles, pois, estão envolvidos com atendimento ao público e comunidade. Nestes termos, o Planetário  passou a ser visto em uma dimensão mais profunda. Haja vista que é nesse espaço que se dá a capacitação de  Professores de Ciências e Pesquisadores em Ensino de Ciências para que os mesmos estejam aptos a abordarem com segurança temas relacionados à Astronomia, em sala de aula.

Outra característia do Dr. Juan Barrio é seu engajamento  com a Astronomia brasileira e sul-americana, sendo um dos fundadores da ABP – Associação Brasileira de Planetários.  Fundada em  27 de outubro de 1996, a ABP tem como finalidade promover o diálogo entre os Planetários brasileiros  e a coorperação entre os mesmos. Dr.Juan Barrio foi muito atuante na ABP e, em 2015, tornou-se o primeiro Presidente da ABP oriundo de um Planetário do Centro-Oeste do Brasil. No Encontro anual da ABP de 2016, Dr. Juan Barrio foi eleito para seu segundo mandato: 2017-2018.

Figura 02: Encontro da Associação  Brasileira de Planetários, 2016. Na imagem acima, da direita para esquerda, Dr. Juan Barrio é o primeiro com camisa vermelha.

Na América do Sul, Dr. Juan Barrio foi um dos apoiadores na fundação da APAS – Associação  de Planetários da América do Sul [do espanhol: Asociación de Planetarios de América del Sur]. Fazem parte da APAS planetários de nove (09) países, a saber: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru, Venezuela e Uruguai. Segundo o estatuto da APAS  quem assume a Presidência da mesma é o director do Planetário  anfitrião, no caso o director do Planetário da UFG – sede do Encontro da APAS de 2017.

Figura 02: Foto oficial do  X Encontro da APAS.

O “X Encontro da APAS” ocorreu no Planetário da UFG de 02 a 05 de agosto. Logo no primeiro dia do evento foi comunicado aos presentes a ausência do Director do Planetário da UFG. Dr. Juan Barrio havia sido internado naquela semana. Durante todo o evento, notícias sobre o estado de saúde do Dr. Juan Barrio eram transmitidas aos membros da APAS. Neste último domingo, dia 06 de agosto, o boletim do hospital atestou o falecimento do Dr. Juan Barrio.  Planetários de toda América do Sul manifestaram sua solidariedade aos familiares do Dr. Juan Barrio e aos funcionários do Planetário da UFG. Em nota oficial, a APAS sublinhou a importância do legado deixado pelo Dr. Juan Barrio.  A ABP também manifestou suas condolências, os planetários de todo o Brasil estão em luto.

Nesta coluna,  os Planetários de Manaus e Parintins que  são  membros da ABP e, a partir de agora, também integram a APAS, vem a pública prestar  uma singela homenagem ao Dr. Juan Barrio e solidariza-se com os familiares e amigos do Dr. Juan Barrio, assim como,  com os colegas do Planetário da UFG e da Universidade Federal de Goiás. “Indiscutilvemente Dr. Juan Barrio é uma referência para a Astronomia brasileira e sul-americana. Aprendemos muito com ele.  Dr. Juan Barrio foi um dos maiores incentivadores do trabalho desenvolvido pelo NEPA e acompanhou o surgimento dos Planetários de Manaus e Parintins. Elogiou muito as pesquisas científicas  apresentadas pelos planetários NEPA – ao todo foram oito (08) trabalhos na ABP. O NEPA está em luto. A cada sessão dos planetários de Manaus e Parintins o nome do Dr. Juan Barrio será lembrado e seu exemplo será seguido.”- sublinhou o director dos planetários de Manaus e Parintins.

O PLOAD, grupo lusófono de astrónomos profissionais comprometidos com o desenvolvimento da Astronomia, em nome da União Astronómica Internacional (IAU) também fez sua homenagem ao Dr. Juan Bernardino Marques Barrio.

Só para termos ideia do significado da pessoa, do amigo e do profissinal, Dr. Juan Bernardino Marques Barrio torna-se eterno no coração da Astronomia mundial. Falar da Astronomia do Brasil e da América do Sul é  o mesmo que fazer referência ao seu nome e a tudo que ele fez e nos deixou de herança.

Dr. Juan Bernardino Marques Barrio  torna-se eterno no coração de todos nós Astrónomos, planetáristas e amantes da Astronomia. Ele estava no ápice de sua carreira. Em suas mãos estavam a Direcção do Planetário da UFG, a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFG, a  Presidência da ABP e a Presidência da APAS. Um homem que se dedicou à Astronomia e fez com que o estado de Goiás chegasse à excelência do Ensino em Astronomia.

À você, Dr. Juan Bernardino Marques Barrio, nossa eterna  gratidão  por tudo que você nos tem ensinado, por tudo que você tem feito pelo nosso Brasil e pelo nosso Continente.

Dr. Nélio Sasaki – Doutor em Astrofísica, Coordenador do NEPA, Líder do NEPA/UEA/CNPq, Membro da UAI, Coordenador do PLOAD/Brasil, Membro do Conselho Diretivo do PLOAD, Membro da SAB, Membro da ABP, Membro da APAS,  Membro da SBPC, Membro da SBF, Revisor da Revista Electrónica IODA, Revisor ad hoc do PCE/FAPEAM, Revisor ad hoc da Revista Areté, Director do Planetários de Manaus e Parintins, Professor Adjunto da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

 

você pode gostar também