Hospital particular do Amazonas socorre prefeito de Juruti, Pará

Da Redação | 24 Horas

[email protected]


Com o pulmão bastante comprometido, em consequência da infecção pelo novo coronavírus, o prefeito de Juruti, Manoel Henrique Costa (PT), encontra-se internado no Hospital da Samel, de Manaus, desde a noite de terça-feira (19). O político do município do oeste do Pará, no limite com o Estado do Amazonas, ficou em observação médica, por algumas horas, no Hospital Jofre Cohen, com quadro de saúde agravado pela doença.

Manoel Henrique Costa, prefeito de Juruti pelo terceiro mandato, recebeu atendimento do sistema público de saúde de Parintins, enquanto aguardava liberação de leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em Manaus. A diretora do Hospital Jofre Cohen, Joseane Mascarenhas, informou que o avião UTI da Samel conduziu o político para tratamento especializado na capital do Amazonas, à noite.

A pandemia de Covid-19 colocou em colapso o sistema de saúde no Pará e está quase esgotada a taxa de ocupação de leito de UTI destinado à pacientes confirmados ou suspeitos com a doença. Os maiores impactos são em municípios distantes da região metropolitana de Belém. Pacientes encaminhados do oeste do Pará são assistidos pelo Hospital Regional do Baixo Amazonas, localizado em Santarém.

Por conta do diagnóstico positivo de Covid-19, Henrique Costa havia sido hospitalizado, no dia 18 de maio. Em virtude da ocupação total de leito Estado do Pará, o prefeito de Juruti recorreu ao tratamento e acompanhamento médico, em Parintins, a princípio. A gravidade da doença determinou a transferência imediata de Henrique Costa para um leito de UTI, disponível somente na rede privada, no Amazonas.

O prefeito de Juruti estava em tratamento domiciliar quando os sintomas do coronavírus evoluíram e motivaram a internação hospitalar. O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), avisou que o Estado não ia receber pacientes com Covid-19 oriundos do Amazonas, em declaração no dia 13 de abril. No entanto, ele se esqueceu de mencionar que a saúde pública de Parintins atende grande demanda de municípios do oeste do Pará.

você pode gostar também