-Publi-A-

ICSEZ/Ufam se prepara para possível retorno das atividades acadêmicas presenciais

Foto: Divulgação.

Gilson Almeida | 24 Horas
[email protected]

O Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ), unidade acadêmica da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) no município de Parintins, se prepara para o possível retorno das atividades acadêmicas presenciais. Devido a pandemia do novo coronavírus, as aulas presenciais estão suspensas desde março de 2020. Em setembro do mesmo ano as aulas para os alunos de graduação passaram a ser por meio do Ensino Remoto Emergencial (ERE).

Para evitar o contágio da Covid-19, o instituto, por meio de licitação, adquiriu barreiras de proteção em acrílico (divisória antiviral), álcool em gel, máscaras, luvas, toucas, tapetes sanitizantes, água sanitária, termômetros, dispensers para álcool em gel, entre outros produtos.

Foto: Gilson Almeida.
Foto: Gilson Almeida.
Foto: Gilson Almeida.

De acordo com diretora do ICSEZ/Ufam, a professora doutora Sandra Helena, foram comprados mais de 21 itens para o enfrentamento da Covid-19.

Diretora do ICSEZ/Ufam, Sandra Helena.

“O ICSEZ tem recebido uma série de materiais de consumo que é para o enfrentamento da Covid, para abastecer nosso instituto e para um possível retorno num futuro breve. Nós compramos mais de 21 itens por meio de licitação e esses itens já começam a chegar. Nós já recebemos em média de sete itens essa semana e estamos vendo isso como ótimo resultado. Ainda temos vários pendentes, mas nenhum fornecedor cancelou o seu pedido ou pediu prorrogação de prazo. Então acreditamos que no máximo de 10 a 15 dias tenhamos recebido todo esse material”, informou Sandra Helena.

Os setores administrativos da instituição estão sendo adaptados com balcões com telas de acrílico para o atendimento ao público. Também será feito a revitalização dos locais onde há maior circulação de pessoas no qual terá sinalizações a respeito dos cuidados que devem ser tomados para evitar o contágio da Covid-19.

Por enquanto as aulas serão de forma remota, sendo dia 29 de março o retorno do calendário acadêmico do semestre 2020/1. Os estudantes em situação de vulnerabilidade social cadastrados na Pró- Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg/Ufam) receberão um chip de acesso a internet para que possam participar das aulas.

O calouros aprovados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para iniciarem seus estudos no semestre 2020/2, que seria em agosto do ano passado, também serão chamados para para cursarem as disciplinas nesse período que inicia dia 29 de março. Vale ressaltar que ao menos nesse momento, esses calouros não terão acesso ao chip de acesso a internet disponibilizado pela universidade.

você pode gostar também