-Publi-A-

Idam tem Crédito Rural e Emissão de DAP na programação de capacitação virtual

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) deu início segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021, à quarta semana de capacitação virtual, com cursos de Capacitação Técnica em Crédito Rural e Capacitação para Emissores de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Disponibilizados por meio de videoconferência, os cursos de capacitação se estenderão até o fim da semana (12/02), e são direcionados para os técnicos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) do Sistema Sepror, em especial os recém empossados por meio de concurso público.

O foco desta semana são os cursos de emissão da DAP, durante o período da manhã, e de elaboração de projetos de Crédito Rural, durante o período da tarde. 

Para o diretor-presidente do Idam, Valdenor Cardoso, são duas agendas de grande importância para o produtor familiar. “É o que viabiliza a participação do produtor no nosso processo de promoção humana, por meio da produção rural qualificada. Para promover o produtor de subsistência para que ele possa ter uma estabilidade econômico-financeira e qualidade de vida, para si mesmo e para sua família”, disse.

Vale destacar que as reuniões remotas, de forma online, são recomendações do governador do Estado, Wilson Lima, devido à pandemia de COVID-19. E as atividades no setor primário seguem online objetivando fomentar o segmento. O secretário de Estado de Produção Rural (Sepror), Petrucio Magalhães Júnior, acrescenta que “o agro não para. E mesmo em tempos de pandemia e necessidade de mantermos o distanciamento social, o Idam tem promovido importante capacitação virtual para integrar as equipes técnicas do interior e da Unidade Central, ampliando as trocas de experiências, visando garantir máxima eficiência ao serviço de assistência técnica e extensão rural no Amazonas”.

Conforme o Gerente de Capacitação e Metodologias de Assistência e Extensão Rural do Idam (GECAM), Pedro Chaves, os cursos oferecidos são metas do Programa de Capacitação Técnica de Extensionistas Rurais do IDAM. E cerca de 250 servidores de 66 unidades locais e Central do IDAM e do Sistema Sepror estão participando.

“Durante essa semana, nós vamos ver como o técnico deve se comportar mediante as necessidades do produtor familiar de acesso às linhas de crédito. Para isso, iremos explanar ao longo de toda a semana os normativos que regem os programas incentivados pelo Governo do Estado, como o pró-mecanização e o pró-calcário”, explicou Luiz Antônio Nascimento, gerente da Gerência de Crédito Rural (GECRER) e coordenador da Capacitação Técnica em Crédito Rural.

Segundo ele, a programação visa dar destaque à legislação ambiental, passando pelas linhas de crédito e direcionando o crédito rural para os projetos prioritários, dentro do Plano Operativo do Idam para este ano.

“Tão logo a questão da pandemia nos permita, pretendemos concluir a capacitação com a parte prática presencial: a manipulação de planilhas e elaboração de projetos em si”, concluiu Luiz.

Coordenado por Carlos Alberto Magalhães, engenheiro agrônomo da GECRER, a Capacitação para Emissores de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) tem como objetivo abordar os procedimentos usados para a emissão da DAP, para pessoas físicas e jurídicas, dando ênfase a irregularidades e dificuldades resultantes.

“É muito importante se atentar para as regras da DAP. O desencontro de informações pode resultar em suspensão da DAP e cancelamento do CPF”, explicou Carlos Alberto.

FOTOS: Divulgação/Idam

você pode gostar também